RODAS DE CONVERSA SOBRE MASCULINIDADES NA ESCOLA: TENSIONANDO MODOS DESCONSTRUTIVOS DE “SER HOMEM” COM OS JOVENS

Autores

  • Leandro Teófilo de Brito Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Resumo

Este trabalho apresenta dados de um projeto de Iniciação Científica Júnior (ICJR) realizado no Colégio Pedro II, Instituição federal de educação básica, técnica e tecnológica localizada no estado do Rio de Janeiro (RJ), focalizando o debate sobre masculinidades tóxicas na escola. Nesta discussão, o termo masculinidade tóxica diz respeito a um modo “de ser homem” constituído com base no machismo e que causa uma série de danos não só às mulheres mas também a homens brancos, negros, heteros, cis, trans, deficientes, jovens, idosos, entre outras inúmeras identificações possíveis da masculinidade. Abordaremos a noção de masculinidade tóxica neste trabalho tomando como base autores/as localizados nos estudos pós-estruturalistas como Jacques Derrida e Judith Butler, no desenvolvimento de uma pesquisa colaborativa no campus Engenho Novo II, pelos princípios de Mariza Vorraber Costa. A parceria colaborativa entre um professor de Educação Física e quatros estudantes do primeiro ano do ensino médio (dois meninos e duas meninas) no ano de 2019, se desenvolveu com a realização de rodas de conversas com jovens que identificavam-se com o gênero masculino, discutindo temas como violência contra a mulher, assédio, homofobia e desconstrução. Entre os resultados das rodas de conversa, os jovens estudantes debateram sobre os temas iniciando um movimento inicial - individual e coletivo – de reflexão sobre a desconstrução dos padrões normativos de “ser homem” na sociedade. 

Palavras Chave: Masculino. Jovens. Escola.

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

TEÓFILO DE BRITO, L. . RODAS DE CONVERSA SOBRE MASCULINIDADES NA ESCOLA: TENSIONANDO MODOS DESCONSTRUTIVOS DE “SER HOMEM” COM OS JOVENS. RENEF, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 7, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3552. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Pedagógicos da Educação Física Escolar