Os Desafios da Educação Escolar Quilombola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v16n18a06

Palavras-chave:

Comunidades quilombolas, Direito à educação, Políticas públicas, Relações étnico-raciais, Ações afirmativas

Resumo

Este artigo busca fazer um recorte histórico e conceitual relacionando a atual situação das comunidades quilombolas à herança advinda do passado escravista, de desigualdade racial e econômica, questões que influenciam o acesso à educação formal das comunidades quilombolas. Aponta-se os fatores históricos que dificultam o acesso e a permanência dessas comunidades no sistema educacional. Para a compreensão do processo educativo que acontece nessas escolas, necessita-se discutir o papel exercido pela educação formal diante das questões étnico-raciais, do preconceito e discriminação para com esses segmentos. A metodologia segue uma abordagem qualitativa, realizando a revisão bibliográfica de obras que tratam da história da educação no Brasil e da situação dos quilombolas. O papel das políticas educacionais e do Estado na garantia de educação para os quilombolas deve ser realizado por meio de ações afirmativas que objetivem reparar toda a violência, descaso e desigualdade sofrida por esses sujeitos.

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Biografia do Autor

Gilmara Barbosa de Jesus, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias. Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Uruaçu. Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: gbarbosadejesus@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0480-8528.

Maildes Helena de Carvalho Marques, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás

Mestranda em Educação, Linguagem e Tecnologias. Professora da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás. Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: maildes01@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1267-9594.

Yara Fonseca de Oliveira Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Pós-Doutora. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento. Professora titular da Universidade Estadual de Goiás, no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT). Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: yarafonsecas09@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5725-478X.

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Publicado

14.11.2022

Edição

Seção

Artigos - Publicação contínua