Apresentação do Dossiê - “A Privatização da Educação Brasileira: ações mercantis e financeiras na definição das políticas públicas”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v15n17a00

Resumo

Incursões privadas na educação brasileira, historicamente recorrentes, vêm alçando espaços cada vez mais significativos, constituindo expressivas capilaridade e vigência após a reforma do Estado brasileiro, nos anos 1990, quando intensificaram-se as propostas e ações privadas e público-privadas no âmbito das políticas públicas educacionais, de natureza e contornos cada vez mais acentuados e heterogêneos.

 

 

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Biografia do Autor

Ùrsula Adelaide Lelis, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutora em Educação. Pedagoga. Professora na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Pesquisadora associada do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação (GEPEd-Unimontes) e do Grupo Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE-UNICAMP). Membro do Comitê Científico da Revista Educação, Escola e Sociedade (PPGE/Unimontes). Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. Email: ursulalelis@gmail.com. CV: http://lattes.cnpq.br/6133932943405996. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4683-4444

Maria Vieira Silva, Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Pós-Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Grupo de Trabalho Estado e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e membro do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. E-mail: mvieiraufu@ufu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0726794592785841. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4510-0844.

Arquivos adicionais

Publicado

30.06.2022

Edição

Seção

Dossiê — Privatização da Educação Brasileira: ações mercantis e financeiras na definição das políticas públicas