A Campanha de alfabetização em Cuba, Paulo Freire, educação popular, e a Campanha “De Pé no Chão também se aprende a ler”

The Literacy Campaign in Cuba, Paulo Freire, Popular Education, and Campaign "De Pé no Chão Também se Aprende a Ler"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/issn2179-6807v27n2p20-40

Palavras-chave:

Alfabetização, Cuba, Freire, Educação Popular, “De Pé no Chão”

Resumo

Este artigo traz apontamentos relacionados à conjuntura e à organização da Campanha de Alfabetização de Cuba (1961), e da Campanha de Alfabetização “De Pé no Chão também se aprende a ler” (1961-1964), além de apontamentos sobre como o “método” do educador Paulo Freire esteve presente na segunda, que se caracteriza por ter sido uma experiência peculiar de Educação Popular. O artigo objetiva que os apontamentos possam possibilitar reflexões sobre os processos organizativos das duas Campanhas, e sobre a conjuntura e o contexto do surgimento delas, sendo que, se houve uma relação de influência da experiência cubana à experiência brasileira, a primeira foi plenamente desenvolvida, enquanto a segunda foi interrompida, mas não definitivamente silenciada, pelo Golpe Civil-Militar de 1964 e pela Ditadura Militar. Ditadura que, inclusive, levou à prisão e ao exílio Paulo Freire, Djalma Maranhão, e Moacyr de Góes, entre outras pessoas, que foram imprescindíveis para o desenvolvimento da Campanha “De Pé no Chão também se aprende a ler”, tendo sido Góes, inclusive, coordenador da Campanha.

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Biografia do Autor

Heiberle Hirsgberg Horácio, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Realizou Pós-Doutorado em Ciências Sociais (UFJF). Doutor e Mestre em Ciência da Religião, área Ciências Sociais da Rel. (UFJF). Graduado em Filosofia (UFSJ) e graduação em História. Realizou Especialização em Filosofia (UFOP); em Planejamento, Gestão e Implementação em EAD (UFF); e em TV, Cinema e Mídias Digitais (UFJF). Professor do Programa de Pós Graduação em Educação; Prof. Efetivo do Depto de Filosofia e do curso de Ciências da Religião - Unimontes. Coordena o GDECO-ETNOPO - Grupo de Pesquisa para uma Educação Decolonial PluriEtnoPopular. Coordenou a Licenciatura em Ciências da Religião de 2016 até 2020, na Unimontes. Coordenou o PIBID de Ciências da Religião e de Filosofia, de 2016 até 2020. GRANDES ÁREAS DE ATUAÇÃO: a) Pedagogias Decoloniais, Educação Popular, Regimes de Conhecimento Indígena e a lei 11645/08; b) Filosofia Política, Religião e Política; d) Ciências da Religião e Antropologia da Religião. Integrante do GEIPI-ABA - Grupo de Estudos Interdisciplinares com Povos Indígenas da Unimontes; Líder do Grupo de Pesquisa Religiões e Religiosidades Ameríndias - UFJF e Unimontes; Integrante do Projeto de Extensão Cursinho Popular Darcy Ribeiro, e integrante do (IN)Serto: Núcleo pela Diversidade Sexual e de Gênero da Unimontes. E-mail: heiberle@hotmail.com - ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-4486-1764.

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

HIRSGBERG HORÁCIO, H. A Campanha de alfabetização em Cuba, Paulo Freire, educação popular, e a Campanha “De Pé no Chão também se aprende a ler”: The Literacy Campaign in Cuba, Paulo Freire, Popular Education, and Campaign "De Pé no Chão Também se Aprende a Ler". Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 20–40, 2021. DOI: 10.46551/issn2179-6807v27n2p20-40. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/4811. Acesso em: 28 mar. 2024.