https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/

EDITORIAL

Caros(as) leitores(as),

Nutridos pelas comemorações do centenário de nascimento do patrono da Educação Brasileira, o educador Paulo Freire, publicamos mais uma edição da Revista Desenvolvimento Social (RDS), periódico semestral vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGDS/UNIMONTES).

A presente edição – volume 27, número 2, referente ao segundo semestre de 2021 – compõe um esforço contínuo da Equipe Editorial da RDS com o intuito de aperfeiçoarmos os critérios e o fluxo, a visibilidade e a qualidade técnica do periódico, ampliando e adequando o seu trabalho em face aos desafios da comunicação científica na contemporaneidade.

De igual modo, durante os últimos anos, a UNIMONTES ingressou em um contexto institucional de maior atenção ao trabalho desenvolvido e às demandas encaminhadas pelos Editores dos periódicos da Universidade, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e da Diretoria de Tecnologia da Informação, sobretudo após a institucionalização do Portal de Periódicos da Instituição.

No entanto, muitos ainda são os obstáculos colocados em detrimento da manutenção das revistas de Instituições de Ensino Superior públicas, que são relacionados principalmente ao fomento financeiro, ao assessoramento técnico e ao incentivo e reconhecimento do trabalho de docentes e discentes envolvidos na editoração da comunicação científica de acesso aberto.

Por outro lado, acreditamos veementemente que a socialização e a disseminação livre das ciências são importantes ferramentas ao enfrentamento do contexto de desinformação manipulada vivenciado atualmente por todo o mundo, de maneira que, apesar de todos os percalços, persistiremos incessantemente comprometidos com o trabalho de promover a democratização de discussões acadêmicas.

Apresentamos nesta edição o Dossiê temático Paulo Freire e o esperançar de um mundo diferente, organizado pela Professora Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim (Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES), pela Professora Dra. Andrea Maria Narciso Rocha de Paula (Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES) e pelo Professor Dr. Carlos Rodrigues Brandão (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP), além de 4 (quatro) artigos avulsos.

Conforme as palavras de seus organizadores, o referido Dossiê “[...] reúne escritos de naturezas distintas, de autoras e autores de diversos lugares e instituições, todos  interligados na  perspectiva  de  suscitar reflexões  e  debates  que  permitam  o esperançar de um mundo diferente” (Apresentação, p. 5).

O Dossiê temático Paulo Freire e o esperançar de um mundo diferente é composto por 8 (oito) textos, sendo eles: a entrevista com Ângela Maria Biz Rosa Antunes, Diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire (IPT), intitulada O Instituto Paulo Freire: História, ações, desafios e o esperançar de um mundo diferente; o Pequeno almanaque de mensagens de coragem e esperança, para tempos de pandemia escrito por Carlos Rodrigues Brandão; o artigo A Campanha de alfabetização em Cuba, Paulo Freire, educação popular, e a Campanha “De Pé no Chão também se aprende a ler” de autoria de Heiberle Hirsgberg Horácio; o artigo Quando Paulo Freire vier: Pedagogia do Oprimido, Santa Cruz e Religião de Emerson Sena da Silveira; o artigo Raça e educação: De Manoel Bomfim à Paulo Freire, uma leitura decolonial assinado por Cristina Borges; o artigo Contribuições da pedagogia freiriana para a formação de professores: Uma análise dos projetos pedagógicos das Licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais - IFNMG  de Hellen Vivian Moreira dos Anjos, Mônica Maria Teixeira Amorim e Fernando Barreto Rodrigues; a resenha Educação como prática de liberdade escrita por Leandro Luciano Silva Ravnjak; e o artigo Analfabetismo e exclusão social: Apontamentos a partir do diálogo com Freire, Arroyo, Marta Oliveira e Antônia de autoria de Andréia Luciane Sol Souza e Alexandre Gonçalves.

Conforme mencionado anteriormente, a corrente edição também compreende  4 (quatro) artigos avulsos, a saber: O contributo do ensino superior para o desenvolvimento na África Subsariana: Casos de Angola e Moçambique escrito por Teresa Patatas e Godwen Veremu; Análise dos indicadores de desenvolvimento rural do Norte de Minas de Claudiana Aparecida Leal de Araujo e Carlos Renato Theophilo; Acolhimento familiar, articulação de rede e reintegração familiar: Reflexões a partir da prática cujas autoras são Julia Matinatto Salvagni e Regina Lúcia Sucupira Pedroza; e Pandemia e aumento da desigualdade de renda no Brasil: Desafios ao SUAS de autoria de Camila Pereira Lisboa.

Desejamos a todos(as) uma boa leitura desta edição. Até a próxima!

Fernando Soares Gomes,

pela equipe editorial.

Revista Desenvolvimento Social, vol. 27, n. 2, jul/dez, 2021

PPGDS/Unimontes-MG