Chamada de trabalhos para o Dossiê temático "Sociedades em tempos de crise: os séculos XX e XXI em perspectiva"

2021-01-28

A Revista Desenvolvimento Social (RDS) torna pública a chamada de trabalhos para o Dossiê temático "Sociedades em tempos de crise: os séculos XX e XXI em perspectiva", organizado pelos pesquisadores Wagner da Silva Teixeira (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) e Flávia Salles Ferro (Secretaria Municipal de Educação - Campestre/MG), que comporá o primeiro número de 2021 (v. 27, n.1, 2021).

Apresentação: As crises podem ser econômicas, sociais, políticas, ambientais, sanitárias, entre outras. Mas todas elas fazem parte da experiência histórica de praticamente todos os povos e sociedades ao longo do tempo. Não há grupos humanos que não tenham passado por momentos de instabilidade, variando de duração e intensidade. As crises podem ser motor de destruição e ao mesmo tempo impactar mudanças e alterações profundas em estruturas econômicas e sociais. Nos interessa pensar as diversas crises experienciadas pelas sociedades ao longo do século XX e início do XXI, no intuito de refletir sobre os caminhos percorridos, as adaptações, as transições políticas, as rupturas e as continuidades. O presente dossiê pretende reunir trabalhos de diversas áreas das ciências humanas que busquem refletir sobre o tema proposto. Seja no contexto mundial, continental ou nacional, diversas foram as experiências que alteraram profundamente os rumos históricos dessas sociedades. A temática das crises abre um grande leque de abordagens, permitindo que pesquisadores de diversas áreas das chamadas ciências humanas possam contribuir com o dossiê. A proposta visa promover um espaço de diálogo e divulgação desses trabalhos. 

Prazo: Para participar do dossiê os artigos deverão ser submetidos pela página da RDS https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/about/submissions até o dia 18 de abril de 2021.