O que pode a filosofia na escola?

Autores

  • Renata Lima Aspis Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Afectos. Disciplina. Ensino de filosofia. Resistência.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo levantar questões sobre a potência do ensino de filosofia hoje, no Brasil, considerando as ameaças que vem sofrendo. Para isso reativa o conceito de afecto de Spinoza e o de disciplina de Foucault. A despeito do controle e da normalização da escola como aparelho de Estado, como resistir à captura da vida? Quais conexões criar para gerar alegria e potência de agir? A filosofia é modo de pensamento contra a besteira. O que pode a filosofia na escola? Quais forças a filosofia pode agenciar para resistir?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Lima Aspis, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Filosofia; Mestre e Doutora em Educação; Professora de filosofia na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Referências

DELEUZE Gilles. Conversações, 1972-1990. Tradução. Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

_____. Espinosa Filosofia prática. Tradução Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.

_____. Ideia e afeto em Spinoza. Cours Vincennes. 24/01/1978 https://pt.scribd.com/document/169848313/Deleuze-Spinoza-Aula-ideia-e-afeto-24-01-1978. Acesso 22 de março de 2019.

_____. L'Abécédaire de Gilles Deleuze (avec Claire Parnet) 1998-1999. Produção: Pierre-André Boutang, França, 1999.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

_____. O Sujeito e o Poder. In: DREYFUS, H.; RABINOV, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

_____. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Tradução Raquel Ramalhete. 37. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

NIETZSCHE, Friedrich. Escritos sobre Educação. Tradução, apresentação e notas de Noéli C. M. Sobrinho. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2003.

SPINOZA, Bento. Ética. Trad. Tomaz Tadeu. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

ZOURABICHVILI, F. Deleuze e o Possível (sobre o involuntarismo na política). Trad. Maria Cristina Franco Ferraz. In: ALLIEZ, É. (Org.). Gilles Deleuze: uma vida filosófica. Coord. trad. Ana Lúcia de Oliveira. São Paulo: Ed. 34, 2000.

Downloads

Publicado

2021-05-13

Como Citar

Lima Aspis, R. (2021). O que pode a filosofia na escola?. Revista Poiesis, 18(1), 5–16. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis/article/view/4188

Edição

Seção

Dossiê Ensino de Filosofia