Filosofia e cidadania

A presença do filósofo no mundo e sua importância educativa

Autores

  • Carlos Eduardo Ruas Dias Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Filosofia. Educação. Política. Cidadania. Sociedade.

Resumo

Desde a Revolução Francesa, a posição dos homens na sociedade sofreu profundas mudanças; o homem passou a ser visto como um agente político, diferentemente do modo como era visito anteriormente, o súdito virou cidadão. No antigo regime, as pessoas eram súditas impossibilitadas de tomar parte no debate das coisas públicas, enquanto o soberano era portador de um mandato divino para governar e não poderia ser questionado. O diferencial do cidadão é que, para tomar parte no debate público, ele precisa passar por um processo educativo que o capacite para a vida pública, auxiliando-o a desenvolver o senso crítico necessário para oferecer a contribuição mais adequada para o desenvolvimento do Estado. Nesse novo cenário, qual é a importância da filosofia para o aprimoramento da sociedade e melhor qualificação do debate político? No processo de capacitação que transforma o homem em cidadão, o filósofo tem um papel muito peculiar e que é destacado desde a antiguidade: o homem precisa se desvencilhar do conjunto de crenças que o mantêm preso a uma vida de ilusões. O filósofo, como educador, tem a função de destruir tais crenças e levar os homens para a visão racional do mundo. O filósofo, então, tem a função de provocar a abertura das mentes e mostrar o valor das visões crítica do mundo e da história, fazendo com que o cidadão tenha a capacidade de se colocar no debate político e apresentar suas demandas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Ruas Dias, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes e mestre em filosofia pela Universidade federal de Uberlândia – UFU.

Referências

BIGNOTTO, Newton. Maquiavel republicano. São Paulo: Loyola, 1991.

JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. Trad. Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. Trad. Maurício Santana Dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

____________. Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio. Trad. Martins Fontes. Revisão: Patrícia Fontoura Aranovich. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: filosofia antiga pagã, v. 1. Trad. Ivo Stomiolo. São Paulo: Paulus, 2003.

RODRIGO, Lídia Maria. Maquiavel: educação e cidadania. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. Revisão: Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1978.

VERNANT, Jean Pierre. As origens do pensamento grego. Trad. Ísis Borges B. da Fonseca. Rio de Janeiro: Difel, 2002.

Downloads

Publicado

2021-05-13

Como Citar

Ruas Dias, C. E. (2021). Filosofia e cidadania: A presença do filósofo no mundo e sua importância educativa. Revista Poiesis, 18(1), 71–90. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis/article/view/4195

Edição

Seção

Dossiê Ensino de Filosofia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)