Permanência na Educação Superior Pública: um olhar de licenciandos em Matemática de duas universidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202050

Palavras-chave:

Permanência de estudantes na Educação Superior, Formação de Professores, Licenciatura em Matemática

Resumo

A permanência de estudantes nas universidades públicas brasileiras continua sendo um dos grandes desafios da Educação Superior no país. Esta pesquisa visa identificar fatores que, na percepção de licenciandos em Matemática, são importantes para sua permanência nos cursos de graduação. Para tanto, realizamos um estudo qualitativo com estudantes de primeiro ano de cursos de Licenciatura em Matemática em duas universidades federais do Rio de Janeiro. Empregamos o software Iramuteq e a técnica de análise de conteúdo para analisar os dados. Três categorias principais emergiram dessa análise: acolhimento; aprendizado; estratégias de ensino. Nossos resultados sugerem que os licenciandos atribuem às atividades acadêmicas promovidas pelas instituições e às práticas dos formadores em sala de aula um papel fundamental para sua permanência nos cursos.

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Publicado

17-10-2020

Como Citar

NECIOSUP SALAS, S. A.; VELASQUE, L. de S.; GIRALDO, V. A.; QUINTANEIRO, W. Permanência na Educação Superior Pública: um olhar de licenciandos em Matemática de duas universidades. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–25, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202050. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2813. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Formação de professores que ensinam Matemática