Contribuições da Teoria dos Registros de Representação Semiótica para a análise do capítulo de funções de um livro didático

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DOI:

https://doi.org/10.24116/emd.e202006

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise de um capítulo do livro didático do Ensino Médio “Matemática: Contexto e Aplicações”, de Luiz Roberto Dante, sobre o conteúdo de funções, fundamentada em alguns pressupostos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A obra escolhida para a análise é o volume 1 de uma coleção aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2018). Para isso, realizou-se um estudo de caráter qualitativo a partir da Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, no qual se objetivou identificar e analisar os registros de representação que o livro traz no texto explicativo do capítulo escolhido e de que modo ocorre a coordenação entre eles. Ao final, concluímos que a forma como ocorre a articulação entre os registros de representação exibidos no livro favorece a compreensão do objeto matemático funções, visto que os variados registros de representação são utilizados simultaneamente ao abordar cada parte da explicação.

Palavras-chave: Registros de Representação Semiótica. Funções. Livro didático.

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Publicado

20-03-2020

Como Citar

SILVA, I. B.; PRANDO, G.; GUALANDI, J. H. Contribuições da Teoria dos Registros de Representação Semiótica para a análise do capítulo de funções de um livro didático. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–16, 2020. DOI: 10.24116/emd.e202006. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/1451. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

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Artigos