O ensino de Matemática por meio da contextualização e da pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202054

Palavras-chave:

Contextualização, Ensino de Matemática, Pesquisa

Resumo

O presente artigo teve por objetivo descrever e analisar a potencialidade de uma atividade didática contextualizada para o ensino de Matemática com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. Para isso, utilizamos a metodologia da pesquisa-ação para realizar a investigação sobre o uso de celular em sala de aula no ensino de Matemática. Na análise dos resultados emergiram duas categorias: compreensões dos estudantes em Matemática a partir de questões cotidianas, e a pesquisa como potencializadora do ensino e da aprendizagem em Matemática. A partir da discussão realizada nessas categorias, argumentamos que, ao realizar uma prática contextualizada e investigativa no ensino de conceitos matemáticos, potencializamos o processo de formação de sujeitos conscientes e críticos.

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Publicado

16-11-2020

Como Citar

TIESEN, S. M. de C.; ARAUJO, R. R. de. O ensino de Matemática por meio da contextualização e da pesquisa. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–16, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202054. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/3114. Acesso em: 28 mar. 2024.

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Artigos