Apropriação de conceitos matemáticos na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202049

Palavras-chave:

Campos de experiências, Conceitos matemáticos, Currículo da Educação Infantil, Educação Infantil, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este artigo objetiva analisar o processo de apropriação de conceitos matemáticos na Educação Infantil. Fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, apresenta um panorama teórico do objeto e a análise de dois episódios vividos em pesquisa de Doutorado ainda em curso que utilizou como instrumentos dinâmicas conversacionais e observação participante na jornada de um Centro de Educação Infantil, tendo como sujeitos uma professora e dez crianças de 5 anos de idade. Concluímos que: 1) as crianças se encontram no processo de apropriação de conceitos matemáticos e os vivenciam, mas não têm a informação de que se tratam de conceitos matemáticos; 2) é fundamental o papel da professora na apresentação dos conceitos, posto que a apropriação da cultura se faz nas relações sociais; 3) o processo de apropriação da cultura matemática não se faz em aulas, mas a partir dos campos de experiências propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

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Publicado

16-10-2020

Como Citar

MIRANDA, M. A. B. A. de; SÁ, A. V. M. de. Apropriação de conceitos matemáticos na Educação Infantil. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–23, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202049. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2817. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

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Artigos