Modelagem e Mobile Learning como ambiente para desenvolver conteúdos matemáticos e competências no Ensino Médio

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DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202039

Resumo

Neste artigo apresentamos uma pesquisa que teve como objetivo verificar quais contribuições podem ser observadas quando se utiliza situações-problema de Modelagem Matemática e dispositivos móveis (smartphones) como ambiente de aprendizagem para o ensino de conteúdos matemáticos, com o intuito de promover o conhecimento matemático e o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais da Base Nacional Comum Curricular. A estratégia utilizada baseou-se na realização de atividades de Modelagem Matemática tendo como suporte os dispositivos móveis. A metodologia de pesquisa foi a Design Based Research.  Participaram da pesquisa duas turmas do curso técnico integrado de um Instituto Federal. Os resultados mostram que a utilização do smartphone e seus aplicativos para a realização de atividades de Modelagem Matemática possibilitaram incrementar a formação dos estudantes, contribuindo para o entendimento dos conteúdos e para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais à Matemática no primeiro ano do Ensino Médio.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Dispositivos Móveis. Mobile Learning. Competência Matemática. BNCC.

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Publicado

27-08-2020

Como Citar

FERREIRA, N. S.; ARAÚJO JR., C. F. Modelagem e Mobile Learning como ambiente para desenvolver conteúdos matemáticos e competências no Ensino Médio. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–26, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202039. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2807. Acesso em: 16 abr. 2024.

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Artigos