Formação continuada de professores, desenvolvimento profissional e conhecimento matemático na Educação Infantil

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DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202034

Resumo

O artigo busca apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um mestrado profissional em Educação, de uma universidade federal brasileira. A partir da pesquisa, desenvolvida numa abordagem qualitativa, destacamos aqui algumas reflexões sobre a formação continuada de professores, o desenvolvimento profissional e o conhecimento matemático na Educação Infantil. Nessa perspectiva, com o objetivo de evidenciarmos os saberes e conhecimentos matemáticos e metodológicos mobilizados, reconhecidos e ressignificados por professoras quando se reúnem num grupo de estudos, optamos por trazer os registros das práticas envolvendo Grandezas e Medidas. O plano de trabalho de campo e os instrumentos de registros de informações compreenderam a formação do grupo de professoras, aplicação de questionários em alguns momentos, encontros periódicos de formação, discussão, planejamento e registro. Analisamos que os saberes e conhecimentos matemáticos e metodológicos foram mobilizados, e outras aprendizagens como conhecimento curricular, durante a constituição e continuidade do grupo de estudos.

Palavras-chave: Educação Matemática. Formação continuada de professores. Desenvolvimento profissional. Educação Infantil.

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Publicado

27-07-2020

Como Citar

STEHLING, D. F.; CONTI, K. C. Formação continuada de professores, desenvolvimento profissional e conhecimento matemático na Educação Infantil. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–27, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202034. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2669. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Formação de professores que ensinam Matemática