Ensino de Matemática para surdos: mapeamento de pesquisas sobre resolução de problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24116/emd.e202001

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Inclusão de surdos, Resolução de problemas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar pesquisas acadêmicas que tratam da inclusão de estudantes surdos e enfocam a resolução de problemas. Para tanto foi utilizado o mapeamento na pesquisa educacional como procedimento metodológico. Foram realizadas buscas em revistas de Qualis A1 a B2, portal de teses e dissertações da CAPES, Google Acadêmico e Scielo, utilizando-se para tanto as palavras-chave ‘inclusão de surdo’, ‘inclusão e resolução de problemas’ e ‘situações problemas’. Após filtragem dos resultados, foram encontrados seis artigos que fizeram parte do corpus de análise. Os resultados mostraram que a inclusão não está ocorrendo de forma efetiva, pois o professor ainda não está preparado para atender alunos surdos e, consequentemente, ensinar Matemática para esses estudantes. Destaca-se também o número reduzido de pesquisas que tratam sobre a inclusão de surdos tendo a resolução de problemas como foco.

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Publicado

01-01-2020

Como Citar

PINHEIRO, F. A.; MUNIZ, S. C. S.; PEIXOTO, J. L. B.; MADRUGA, Z. E. de F. Ensino de Matemática para surdos: mapeamento de pesquisas sobre resolução de problemas. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–23, 2020. DOI: 10.24116/emd.e202001. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/123. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos