Análise de uma situação-problema: competências socioemocionais e estimulação de funções executivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24116/emd25266136v2n52018a02

Palavras-chave:

Educação Matemática, Aprendizagem Socioemocional, Resolução de Problemas, Funções Executivas

Resumo

O presente estudo busca analisar a vivência de uma situação-problema em aulas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo, atrelada às competências socioemocionais e à resolução de problemas, que contou com a participação de três professores que ensinam Matemática nessa etapa escolar. A pesquisa foi organizada em três partes: a discussão de uma situação-problema, o seu desenvolvimento em sala de aula, e explicitação das percepções sobre a experiência vivida. As considerações finais apontam que a prática pedagógica adotada oportunizou a aprendizagem socioemocional e a habilitação e estimulação de funções executivas, tais como o controle inibitório, a flexibilidade cognitiva e a memória de trabalho.

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Publicado

01-07-2018

Como Citar

BELLI, A. .; MANRIQUE, A. L. Análise de uma situação-problema: competências socioemocionais e estimulação de funções executivas. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 2, n. 5, p. 171–187, 2018. DOI: 10.24116/emd25266136v2n52018a02. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/67. Acesso em: 23 abr. 2024.

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Seção

Artigos