Emergência da identidade profissional de professores que ensinam Matemática em conversas numa comunidade virtual de prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202115

Palavras-chave:

Identidade Profissional Docente, Professores que Ensinam Matemática, Comunidade Virtual de Prática

Resumo

Este artigo investiga temáticas emergentes sobre a identidade profissional (IP) de professores que ensinam Matemática, a partir de sua participação em uma comunidade virtual de prática (CVP) sediada em um grupo de WhatsApp. Para a produção dos dados foram utilizadas conversas sobre sua formação e a atuação, além dos impactos de sua participação no grupo. Os dados foram analisados tendo a análise de conteúdo como inspiração. Observou-se que três características da IP emergiram nas conversas: a vulnerabilidade, o sentido de agência e o compromisso político. A vulnerabilidade e o sentido de agência se mostraram responsáveis por levar os professores a uma busca por aprendizado permanente sobre a docência. O compromisso político emergiu das narrativas envolvendo sua atuação, já que a busca pela sua melhoria é também entendida como compromisso político com a comunidade. A participação na CVP se mostrou catalisadora da constituição da IP destes professores em uma perspectiva coletiva.

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Publicado

18-08-2021

Como Citar

SILVA, D. M. V. da; ESQUINCALHA, A. da C. Emergência da identidade profissional de professores que ensinam Matemática em conversas numa comunidade virtual de prática. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1–23, 2021. DOI: 10.46551/emd.e202115. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/3776. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

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Artigos