A produção de textos dos discursos de Modelagem Matemática: possibilidades e implicações às práticas pedagógicas e à formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202047

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Práticas Pedagógicas, Discurso Pedagógico, Textos, Formação de Professores

Resumo

Neste artigo, nosso objetivo foi identificar e analisar que textos do discurso de Modelagem Matemática podem ser produzidos e como esses textos podem ser desenvolvidos na prática pedagógica e suas implicações na formação de professores. Para tanto, selecionamos comunicações científicas das três últimas edições de dois eventos no país, a Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática e o Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, que reúnem de forma específica toda a comunidade que pesquisa sobre Modelagem Matemática. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, inspirada no modelo da linguagem de descrição de Basil Bernstein. A partir dos textos analisados, observamos que há diferentes possibilidades de desenvolver atividades de modelagem, as quais imprimem diferentes enfoques: enfoque no conteúdo, enfoque na tecnologia, enfoque na etnomodelagem, o que possibilita ao professor a criação de diferentes oportunidades para a aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. O método nas ciências sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson, 1998, p.107-188.

BACELLAR, Celina Nunes; DANTAS, Hosanna Santos Barreto; SILVA, Joaby de Oliveira. Análise praxeológica da atividade de Modelagem Matemática sobre o reaproveitamento de garrafas pet para confecção de pufes. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9, 2015, São Carlos. Anais da IX CNMEM — Modelagem Matemática na Educação Matemática: pluralidades e debates. São Carlos: UFSCar, 2015, p. 1-12.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. A prática dos alunos no ambiente de Modelagem Matemática: o esboço de um framework. In: BARBOSA, Jonei Cerqueira; CALDEIRA, Ademir Donizeti; ARAÚJO, Jussara Loiola de. (Org.) Modelagem Matemática na Educação Matemática brasileira: pesquisa e práticas educacionais. Recife: SBEM, 2007, p. 161-174.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. As relações dos professores com a Modelagem Matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8, 2004, Recife. Anais do VIII ENEM. Recife: SBEM, 2004, p. 1-11.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem Matemática: concepções e experiências de futuros professores. 2001. 253f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.

BERNSTEIN, Basil. Class, codes and control: the structuring of pedagogic discourse. Londres: Routledge; Taylor & Francis Group, 2003.

BERNSTEIN, Basil. Pedagogy, symbolic control and identity: theory, research, critique. New York: Rowman & Little, 2000.

BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

BUTCKE, Daiane Aparecida Pego; TORLOTA, Emerson. Por que a maioria das embalagens tem formato de paralelepípedo? Uma investigação por meio da Modelagem Matemática nos Anos Iniciais. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9, 2015, São Carlos. Anais da IX CNMEM — Modelagem Matemática na Educação Matemática: pluralidades e debates. São Carlos: UFSCar, 2015, p. 1-14.

CANEDO JR., Neil da Rocha; KISTEMANN JR., Marco Aurélio. A primeira experiência de Modelagem Matemática de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6, 2015, Pirenópolis. Anais do VI SIPEM. Pirenópolis: SBEM, 2015, p. 1-11.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.

DENZIN, Nornam K.; LINCOLN, Yvonna S. Introduction: the discipline and the practice of qualitative research. In: DENZIN, Nornam K.; LINCOLN, Yvonna S. (Ed.) Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks: Sage, 2005, p. 1-32.

LUNA, Ana Virginia de Almeida. A Modelagem Matemática na formação continuada e a recontextualização pedagógica desse ambiente em salas de aula. 2012. 184f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) — Instituto de Física. Universidade Federal da Bahia. Salvador.

MALHEIROS, Ana Paula dos Santos; FORNER, Régis. O que dizem as CNMEM's sobre as atividades de Modelagem na Educação Básica? In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do VII SIPEM. Foz do Iguaçu: SBEM, 2018, p. 1-12.

MILANI, Maisa Lucia Cacita; KATO, Lilian Akemi; CARDOSO, Valdinei. Modelagem Matemática e aprendizagem de Geometria: possíveis aproximações por meio de vídeos. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6, 2015, Pirenópolis. Anais do VI SIPEM. Pirenópolis: SBEM, 2015, p. 1-13.

OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de. Modelagem Matemática e as tensões nos discursos dos professores. 2010. 200f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) — Instituto de Física. Universidade Federal da Bahia. Salvador.

PENTEADO, Miriam Godoy. Implicações para a prática docente. In: BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. (Org). Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 53-68.

PEREIRA, Emanueli; SCHIPANSKI, Andressa Franciele Scambara. Modelagem Matemática: um estudo sobre as ações e envolvimentos de um aluno autista. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10, 2017, Maringá. Anais da X CNMEM — Modelagem Matemática na Educação Matemática: história, atualidades e projeções. Maringá: UEM, 2017, p. 1-15.

RONCHETTI, Wasley Antonio; OLARIO, Everton Murilo da Vitória; REZENDE, Oscar Luiz Teixeira; LORENZONI, Luciano Lessa. As ações cognitivas e a atividade de Modelagem Matemática na aprendizagem de funções. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10, 2017, Maringá. Anais da X CNMEM — Modelagem Matemática na Educação Matemática: história, atualidades e projeções. Maringá: UEM, 2017, p. 1-12.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. A investigação de saberes êmicos e éticos em Etnomodelagem: uma abordagem dialógica. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9, 2015, São Carlos. Anais da IX CNMEM — Modelagem Matemática na Educação Matemática: pluralidades e debates. São Carlos: UFSCar, 2015, p. 1-16.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Etnomodelagem: as perspectivas êmica e ética na pesquisa em Etnomatemática e Modelagem. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5, 2012, Petrópolis. Anais do V SIPEM: Petrópolis: SBEM, 2012, p. 1-20.

SILVA, Maiana Santana da. A recontextualização pedagógica de materiais curriculares educativos sobre Modelagem Matemática. 2013. 145f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) — Instituto de Física. Universidade Federal da Bahia, Salvador.

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Tradução de Jonei Cerqueira Barbosa. Bolema, Rio Claro, v. 13, n. 14, p. 66-91. 2000.

SKOVSMOSE, Ole. Educação crítica: incerteza, Matemática, responsabilidade. Tradução de Maria Aparecida Viggiani Bicudo. São Paulo: Cortez, 2007.

VECCHIA, Rodrigo Dalla; MALTEMPI, Marcus Vinicius. O conceito de problema em Modelagem Matemática na realidade do mundo cibernético. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5, 2012, Petrópolis. Anais do V SIPEM. Petrópolis: SBEM, 2012, p. 1-19.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

06-10-2020

Como Citar

LUNA, A. V. de A.; SILVA, M. S. da; JESUS, J. S. de. A produção de textos dos discursos de Modelagem Matemática: possibilidades e implicações às práticas pedagógicas e à formação de professores. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–19, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202047. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2834. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Formação de professores que ensinam Matemática