A pesquisa em formação de professores que ensinam Matemática na EJA: considerações de teses e dissertações (1985-2015)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202046

Palavras-chave:

Educação Matemática de Jovens e Adultos, Formação Docente, Teses e Dissertações

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os principais resultados e considerações das teses e dissertações defendidas no Brasil de 1985 a 2015, com foco na formação de professores que ensinam Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Está fundamentado em autores das áreas de Educação Matemática, EJA e formação docente; e apoia-se metodologicamente na investigação qualitativa, do tipo estado da arte. Seu material de análise se constitui de 2 teses e 10 dissertações, levantadas por meio do estudo denominado “Panorama da pesquisa brasileira em Educação Matemática de Jovens e Adultos (1985-2015)”. Como resultados, apresenta um panorama das teses e dissertações e conclui, por meio dessas, sobre a flagrante falta de formação específica de professores que ensinam Matemática na EJA, certo “descaso” e “silenciamento” dos cursos de formação inicial quanto à essa modalidade e o afastamento entre universidade e escola.

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Publicado

29-09-2020

Como Citar

RIBEIRO, E. da S.; PAULA, I. L. W. de; ANDRADE, Q. A. A pesquisa em formação de professores que ensinam Matemática na EJA: considerações de teses e dissertações (1985-2015). Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–26, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202046. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2833. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Formação de professores que ensinam Matemática