O ensino de Geometria com parlendas: uma ação formativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202056

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação de professores, Ensino e Aprendizagem, Geometria, Parlenda

Resumo

Este artigo é resultado de uma formação continuada com professores, coordenador da instituição e alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). As ações foram desenvolvidas no projeto do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) da Universidade Federal da Grande Dourados, em Mato Grosso do Sul, Brasil. Nosso objetivo foi o de promover a reflexão desse grupo formativo utilizando-se de recursos como: textos que se sabe de cor relacionando-os a atividades do conteúdo matemático, qual seja, Geometria. Evidenciamos assim a importância do uso de textos para o ensino interdisciplinar. A formação envolveu as seguintes atividades: embasamento teórico, apresentação de parlendas, dinâmica da parlenda cantada — brincadeira de pular corda, reflexão sobre que atividades podem ser realizadas, solicitação de representação por desenho da parlenda. Diante dessa formação, percebemos a necessidade de realizar ações formativas interdisciplinares e colaborativas, incentivando uma formação lúdica e prazerosa para o ensino de Geometria.

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Referências

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Publicado

17-11-2020

Como Citar

ALENCAR, E. S. de .; CUNHA, A. C. da; CUNHA, J. da S. M. da. O ensino de Geometria com parlendas: uma ação formativa. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–14, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202056. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2824. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Formação de professores que ensinam Matemática