A modelagem matemática como uma metodologia investigativa e crítica nas aulas de Matemática

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DOI:

https://doi.org/10.46551/emd.e202037

Resumo

Ressaltamos que, a busca por metodologias que estejam adequadas a um ensino que possibilite a formação intelectual e cidadã dos alunos, torna-se cada vez mais forte e emergente. Nessa perspectiva, as diferentes tendências da Educação Matemática podem contribuir de modo decisivo e, no caso particular das tendências Modelagem em Educação Matemática e Investigação Matemática na Sala de Aula, observamos aspectos que convergem. Neste sentido, refletimos aqui, possibilidades da Modelagem Matemática como uma metodologia investigativa nas aulas de Matemática, o que pode favorecer ou dificultar a implementação desta metodologia na sala de aula e sobre a importância da comunicação oral entre os participantes das interações, na fase de validação, particularmente.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Comunicação Oral. Reflexões.

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Publicado

30-07-2020

Como Citar

PETRY, P. P. da C.; MEDEIROS, K. M. de .; HARDOIM, E. L.; MANSILLA, D. E. P. A modelagem matemática como uma metodologia investigativa e crítica nas aulas de Matemática. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–25, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202037. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2225. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Modelagem Matemática e Resolução de Problemas