A EMPRESA AMIGA DA SOCIEDADE: ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS GERENCIAIS LEGITIMADORAS SOB A ÓTICA DA TEORIA INSTITUCIONAL

Autores

  • Edgard Gonçalves da Costa Centro Universitário Unihorizontes- Unihorizontes
  • Antônio Artur de Souza Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG

Palavras-chave:

Isomorfismo, Responsabilidade Social, Estratégias Gerenciais

Resumo

As organizações sendo entidades culturais, inserem-se num contexto maior que constitui seu ambiente externo, composto pelos diversos
stakeholders. As entidades não agem de forma isolada, logo, suas estratégicas são pautadas pelo contexto concorrencial em que se inserem. As ações
gerenciais são impostas de fora para dentro da organização, num processo
de imitação que é conhecido pela literatura como isomorfismo (mimético,
coercitivo e normativo). Constatou-se que as práticas socioambientais
adotadas para que as organizações pareçam socialmente responsáveis e
amigas da sociedade muitas vezes não passam de atendimentos a determinações impostas pelo Estado Brasileiro ou pela concorrência. Para realização deste trabalho, foi feita exploração teórica do tema, constituindo-se
numa revisão bibliográfica, de cunho descritivo e explicativo, partindo de
uma abordagem qualitativa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgard Gonçalves da Costa, Centro Universitário Unihorizontes- Unihorizontes

Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes, de BH/MG.
Consultor de empresas.

 

Antônio Artur de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG

Pós-doutor em Finanças pela Universidade de Grenoble, na França. Professor Associado
IV da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Referências

ABDALA, Paulo Ricardo Zilio; GUZZO Renata Fernandes; SANTOS, Suziane

de Alcantara. Propaganda verde ou fachada verde? Uma análise do nível de

greenwash nos anúncios com apelos ecológicos no Brasil. 2010? Disponível em: http://engema.org.br/upload/pdf/edicoesanteriores/XII/300.pdf.

Acesso em: 13 out. 2018.

AFONSO, Ana Carolina Baptista. O consumidor verde: perfil de comportamento de compra. 2010. 182 f. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2010. Disponível em: https://www.repository.utl.pt/bitstream/

5/1758/1/Tese_Ana%20Carolina%20Baptista%20Afonso.pdf.

Acesso em: 25 dez. 2018.

BARROS, Raissa Barreto. Marketing social aplicado às ongs. 2013. 72 f. Projeto Final (Publicidade e Propaganda). Universidade de Brasília, Brasília,

Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7328/1/

_RaissaBarretoBarros.pdf. Acesso em: 25 nov. 2018.

BORGERTH, Vania Maria da Costa. Sox: entendendo a lei Sarbanes-Oxley.

Thomson. São Paulo, 2007, 95 p. CAPRON, Michel. Les normes comptables internationales, instruments du

capitalisme financier. Enterprise & Société. La Découverte. Paris, 2005. 192 p.

CARVALHO, Cristina Amélia; VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; GOULART,

Sueli. A trajetória conservadora da teoria institucional. RAP. Rio de Janeiro, p. 849-874, jul./ago. 2005. Disponível em: https://www.google.com.br/

?gws_rd=ssl#q=CARVALHO%2C+Cristina+Am%C3%A9lia%3B

+VIEIRA%2C+Marcelo+Milano+Falc%C3%A3o%3B

+GOULART%2C+Sueli.+A+trajet%C3%B3ria+... Acesso em: 30 nov. 2018.

CAVALCANTE, Danival Sousa; CABRAL, Augusto Cézar de Aquino; PINHO,

Valter de Souza; AZEVEDO, Mário José. A harmonização dos padrões

contábeis internacionais no contexto da globalização e sua evolução no

Brasil. Revista Expressão Católica. v. 1, n. 1, jun. 2012 Disponível em: http:/

/publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/

article/view/1285. Acesso em: 18 jun. 2019.

COSENZA, José Paulo. A eficácia informativa da demonstração do valor

adicionado. Revista Contabilidade & Finanças. v. 14, n. spe, São Paulo,

out. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/

scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772003000400001. Acesso em:

nov. 2018.

COSTA, Rodrigo Simão da; MARION, José Carlos. A uniformidade na

evidenciação das informações ambientais. Revista Contabilidade & Finanças. USP. São Paulo, n. 43, p. 20-33, jan./abr. 2007. Disponível em: http://

www.scielo.br/pdf/rcf/v18n43/a03v1843.pdf. Acesso em: 13 nov. 2018.

CRUBELLATE, João Marcelo; GRAVE, Paulo Sérgio; MENDES, Ariston Azevedo. A questão institucional e suas implicações para o pensamento estratégico. RAC. Edição Especial, p. 37-60. 2004. Disponível em: http://

www.scielo.br/pdf/rac/v8nspe/v8nespa04.pdf. Acesso em: 23 nov. 2018.

DALLABONA, Lara Fabiana; MAZZIONI, Sady. KLANN, Roberto Carlos. A influência do isomorfismo coercitivo decorrente da adoção das ifrs em relação à evidenciação de ativos biológicos e produtos agrícolas. 2012. XIV

Encontro Nacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente - Engema. São

Paulo, 2012. Disponível em: http://engema.org.br/upload/pdf/

edicoesanteriores/XII/300.pdf. Acesso em: 13 nov. 2018.

DALMORO, Marlon; VENTURINI, Jonas Cardona; PEREIRA, Breno Augusto

Diniz. Marketing verde: responsabilidade social e ambiental integral na

envolvente de marketing. Revista Brasileira de Gestão de Negócios. FECAP.

São Paulo, v. 11, n. 30, p. 38-52, jan./mar. 2009. Disponível em: http://

biblat.unam.mx/fr/revista/revista-brasileira-de-gestao-de-negocios/articulo/marketing-verde-responsabilidade-social-e-ambiental-integradas-naenvolvente-de-marketing. Acesso em: 15 dez. 2018.

DAVID, Afonso Rodrigo de. Balanço social: uma análise das informações

evidenciadas pelas empresas. IX Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul. Gramado, 13 a 15 ago./2003. Disponível em: http://

ccontabeis.com.br/conv/t30.pdf. Acesso em: 13 nov. 2018.

DIMAGGIO, P. J.; POWELL, W. W. The iron cage revisited: institutional

isomorphism and collective rationality in organizational fields. American

Sociological Review, v 48, n. 2, p. 147-169, 1983. Disponível em: https://

pdfs.semanticscholar.org/2d59/

d3333890089305f15a60b6e5f00c54.pdf. Acesso em: 10 jan. 2019.

DIMAGGIO, P. J; POWELL, W. W. Introduction. In: POWELL, W. W. e

DIMAGGIO, P. J. The new institutionalism in organizational analysis. Chicago. University of Chicago Press, 1991, p. 1-38.

ENRÍQUEZ, Maria Amélia Rodrigues da Silva. Mineração e desenvolvimento sustentável - é possível conciliar? Revista Iberoamericanan de Economía

Ecológica, v. 12, p. 51-66. 2009. Disponível em: http://www.redibec.org/

IVO/rev12_04.pdf. Acesso em: 15 nov. 2018.

ENRIQUEZ, Eugène. O indivíduo preso na armadilha da estrutura estratégica. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 37, n. 1, p. 18-29.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v37n1/a03v37n1.

Acesso em: 15 dez. 2018. ETHOS, Instituto Ethos de Responsabilidade Social. Portal. Disponível em:

http://www.ethod.org.br. Acesso em: 15 jan. 2019.

GRIGATO, Rosemay B.; RIBEIRO, Luiz c. M. Política ambiental e responsabilidade social empresarial da cvrd. Revista Ágora, Vitória, n. 4, p 1-20,

Disponível em: http://periodicos.ufes.br/agora/article/view/1899.

Acesso em: 15 out. 2018.

GUIMARÃES, Antônio Ferreira. Marketing verde e a propaganda ecológica -

uma análise da estrutura da comunicação em anúncios impressos. 2006.

f. Tese (Doutorado em Administração - Programa de pós-graduação em

administração. Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade

da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008. Disponível em:

www.teses.usp.br/teses/...19102006.../

TextopreversaoteseAntonioGuimaraes... Acesso em: 15 nov. 2018.

HRDLICKA, Hermann; NEIMAN, Zysman. Responsabilidade socioambiental

e o incremento nas exportações brasileiras: um paradoxo. Oñati Socio-Legal, v. 2, n. 3. 2012. Disponível em: http://papers.ssrn.com/sol3/

papers.cfm?abstract_id=2078897. Acesso em: 13 nov. 2018.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. et al. Manual de contabilidade das sociedades por

ações. São Paulo: Atlas, 2. ed. 2013. 928 p.

JÚNIOR, Fabiano Torres; SILVA, Fernanda Rosa da. Balanço social: instrumento de evidenciação dos objetivos sociais. Pensar Contábil, v. 10, n.

, 2008. Disponível em: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-08/

index.php/pensarcontabil/article/view/109. Acesso em: 16 out. 2018.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento,

implementação e controle, 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995. 676 p.

LEMES, Sirlei, SILVA, Miriã Gonçalves e. A experiência de empresas brasileiras na adoção das ifrs. Contabilidade Vista & Revista, v. 18, n. 3, p. 37-58,

jul./set. 2007. http://docplayer.com.br/7971130-A-experiencia-de-empresas-brasileiras-na-adocao-das-ifrs.html. Acesso em: 16 ago. 2015 MACHADO-DA-SILVA, Clovis L; GUARIDO FILHO, E. R; NASCIMENTO, M.

R.; OLIVEIRA P. T.. Formalismo como mecanismo institucional coercitivo

de processos relevantes de mudança na sociedade brasileira. In: I Encontro de Estudos Nacionais. Anais. Curitiba, jun. 2000. Disponível em:https:/

/www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=MACHADO-DASILVA%2C+Clovis+L%3B+GUARIDO+FILHO%2C+E.+R%3B+NASCIMENTO%2C+M.+R.%3B+

OLIVEIRA+P.+T..+Formalismo+como+mecanismo+institucional

+coercitivo+de+processos+relevantes+de+mudan... Acesso em: 26 nov.

MACHADO-DA-SILVA, Clovis L.; FONSECA, V.S.; CRUBELLAT, J. M. Estrutura, agência e interpretação: elementos para uma abordagem recursiva

do processo de institucionalismo. Revista de Administração Contemporânea,

ed. Especial, p. 09-39, 2005. Disponível em: https://www.google.com.br/

?gws_rd=ssl#q=MACHADO-DASILVA,+Clovis+L.;+FONSECA,+E.;+CRUBELLATE,+J.+M.+Estrutura.... Acesso

em: 26 out. 2018.

MEYER, J. W.; BOLI, J; THOMAS, G. M. Ontology and rationalization in the

western cultural account. In: SCOOT, W. R. & MEYER, J. W. (eds.). Institutional

environments and organizations: structural complexity and individualism.

Thousand Oaks: Sage, 1994, p. 9-27. Disponível em: https://

books.google.com.br/books?id=fggj5E_8E4QC&printsec=frontcover&dq=

Institutional+environments+and

+organizations:+structural+complexity+and+individualism.+

Thousand+Oaks:+Sage,+1994...Acesso em: 15 fev. 2019.

MORAIS DA SILVA, Catarina Estefânia de Albuquerque. Marketing verde e

o alinhamento empresa-consumidor. 2012. 55 f. Dissertação (Mestrado em

Ciências Empresariais) - Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2012. Disponível em: https://

www.repository.utl.pt/handle/10400.5/4954. Acesso em: 15 nov. 2018.

PACHECO, F. L. O isomorfismo institucional nos teatros da região metropolitana de Recife. In ENANPAD, XXVI, 2002, Salvador. Anais. Salvador: Anpad,

CD-ROM. Disponível em: https://www.google.com.br/

?gws_rd=ssl#q=O+isomorfismo+institucional+nos+teatros+da+regi% C3%A3o+metropolitana+de+Recife. Acesso em: 11 nov. 2018.

PITOMBO, Nilton Emanuel Santos. Responsabilidade social nas grandes

empresas: o discurso e os resultados. 2007. 181 p. Dissertação (Mestrado

em Administração), Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/8610/1/

pdf. Acesso em: 13 nov. 2018.

POLONSKY, Michael Jay. An introduction to green marketing. Electronic

Green Journal, v. 1, n. 2, p. 388-412, 1994. Disponível em: https://

cloudfront.escholarship.org/dist/prd/content/qt49n325b7/

qt49n325b7.pdf. Acesso em: 18 fev. 2019.

POZO, Hamilton; TACHIZAWA, Takashy. Responsabilidade social

corporativa e marketing social: um estudo exploratório em empresas para o

fortalecimento do turismo na região da baixada santista (São Paulo/BR).

Revista de Turismo y Patrimônio Cultural, v. 10, n. 3, p. 357-368, 2012.

RIBAS, José Roberto; SMITH, Sandra Burle Marx. O marketing verde recompensa? Cadernos Gestão Social, Salvador, v. 2, n. 1, p. 87-104, set./dez.

Disponível em: http://www.periodicos.adm.ufba.br/index.php/cgs/

article/viewFile/28/pdf_5. Acesso em: 14 nov. 2018.

RODRIGUES, Maria Cecília Prates. Avaliação da gestão social nas empresas: desafios e possibilidades. ENANPAD. Disponível em: http://

www.estrategiasocial.com.br/Downloads/bavaliação-da-gestao-nas-empresas-enanpad-2005.pdf. Acesso em: 13 nov. 2018.

ROSA, Viviane Santa. O discurso amarelo: uma análise crítica dos anúncios de preservação do meio ambiente. 2009. 156 p. Dissertação (Mestrado

em Letras e Linguística), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

Disponível em: http://www.pgletras.com.br/2009/dissertacoes/dissviviane-vasconcelos.pdf. Acesso em: 10 nov. 2018.

SCAPENS, R. W. Understanding management accounting practices: a

personal journey. The British Accounting Review, 38, p. 1-30, 2006. DispoC3%A3o+metropolitana+de+Recife. Acesso em: 11 nov. 2018.

PITOMBO, Nilton Emanuel Santos. Responsabilidade social nas grandes

empresas: o discurso e os resultados. 2007. 181 p. Dissertação (Mestrado

em Administração), Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/8610/1/

pdf. Acesso em: 13 nov. 2018.

POLONSKY, Michael Jay. An introduction to green marketing. Electronic

Green Journal, v. 1, n. 2, p. 388-412, 1994. Disponível em: https://

cloudfront.escholarship.org/dist/prd/content/qt49n325b7/

qt49n325b7.pdf. Acesso em: 18 fev. 2019.

POZO, Hamilton; TACHIZAWA, Takashy. Responsabilidade social

corporativa e marketing social: um estudo exploratório em empresas para o

fortalecimento do turismo na região da baixada santista (São Paulo/BR).

Revista de Turismo y Patrimônio Cultural, v. 10, n. 3, p. 357-368, 2012.

RIBAS, José Roberto; SMITH, Sandra Burle Marx. O marketing verde recompensa? Cadernos Gestão Social, Salvador, v. 2, n. 1, p. 87-104, set./dez.

Disponível em: http://www.periodicos.adm.ufba.br/index.php/cgs/

article/viewFile/28/pdf_5. Acesso em: 14 nov. 2018.

RODRIGUES, Maria Cecília Prates. Avaliação da gestão social nas empresas: desafios e possibilidades. ENANPAD. Disponível em: http://

www.estrategiasocial.com.br/Downloads/bavaliação-da-gestao-nas-empresas-enanpad-2005.pdf. Acesso em: 13 nov. 2018.

ROSA, Viviane Santa. O discurso amarelo: uma análise crítica dos anúncios de preservação do meio ambiente. 2009. 156 p. Dissertação (Mestrado

em Letras e Linguística), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

Disponível em: http://www.pgletras.com.br/2009/dissertacoes/dissviviane-vasconcelos.pdf. Acesso em: 10 nov. 2018.

SCAPENS, R. W. Understanding management accounting practices: a

personal journey. The British Accounting Review, 38, p. 1-30, 2006. DispoC3%A3o+metropolitana+de+Recife. Acesso em: 11 nov. 2018.

PITOMBO, Nilton Emanuel Santos. Responsabilidade social nas grandes

empresas: o discurso e os resultados. 2007. 181 p. Dissertação (Mestrado

em Administração), Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/8610/1/

pdf. Acesso em: 13 nov. 2018.

POLONSKY, Michael Jay. An introduction to green marketing. Electronic

Green Journal, v. 1, n. 2, p. 388-412, 1994. Disponível em: https://

cloudfront.escholarship.org/dist/prd/content/qt49n325b7/

qt49n325b7.pdf. Acesso em: 18 fev. 2019.

POZO, Hamilton; TACHIZAWA, Takashy. Responsabilidade social

corporativa e marketing social: um estudo exploratório em empresas para o

fortalecimento do turismo na região da baixada santista (São Paulo/BR).

Revista de Turismo y Patrimônio Cultural, v. 10, n. 3, p. 357-368, 2012.

RIBAS, José Roberto; SMITH, Sandra Burle Marx. O marketing verde recompensa? Cadernos Gestão Social, Salvador, v. 2, n. 1, p. 87-104, set./dez.

Disponível em: http://www.periodicos.adm.ufba.br/index.php/cgs/

article/viewFile/28/pdf_5. Acesso em: 14 nov. 2018.

RODRIGUES, Maria Cecília Prates. Avaliação da gestão social nas empresas: desafios e possibilidades. ENANPAD. Disponível em: http://

www.estrategiasocial.com.br/Downloads/bavaliação-da-gestao-nas-empresas-enanpad-2005.pdf. Acesso em: 13 nov. 2018.

ROSA, Viviane Santa. O discurso amarelo: uma análise crítica dos anúncios de preservação do meio ambiente. 2009. 156 p. Dissertação (Mestrado

em Letras e Linguística), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

Disponível em: http://www.pgletras.com.br/2009/dissertacoes/dissviviane-vasconcelos.pdf. Acesso em: 10 nov. 2018.

SCAPENS, R. W. Understanding management accounting practices: a

personal journey. The British Accounting Review, 38, p. 1-30, 2006. nível em: https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/

/burs_scapens.pdf?AWSAccessKeyId=

AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&

Expires=1550263514&Signature=sv0wO6qcjETjXZaXH28Evxi0y1M%3D&...

Acesso em: 15 fev. 2019.

SCOTT, W. R. Institutions and organizations: ideas, interests, and identities.

ed. Sage: Thousand Oaks, CA, 2014. https://books.google.com.br/

books?hl=pt-BR&lr=&id=7Y0bDCw_aEC&oi=fnd&pg=PR7&dq=SCOTT,+W.+R.+Institutions+and+

organizations...Acesso em: 15 jan. 2019.

SELZNICK, Philip. Foundations of the theory of organization. American

Sociological Review, v. 13, p. 25-35, 1948. Disponível em: http://www.sociolegal.sjtu.edu.cn/uploads/papers/2011/jxr110623113528664.pdf. Acesso em: 10 jan. 2019.

SELZNICK, P. Leadership in administration: a sociological interpretation. New

Orleans, Lousiana: Quid Pro Books, 2011. Disponível em: https://

books.google.com.br/books?id=pP6ndnDdOBcC&printsec=frontcover&dq

=SELZNICK,+P.+Leadership+in+administration.&hl=pt-... Acesso em: 15 fev.

SILVA, João Augusto Ramos; CAÑADILLAS, Iñaki Periáñez. Delimitación

del marketin com causa o marketing social corporativo mediante el análisis

de empresas que realizan acciones de responsabilidade social. Cuadernos

de Gestión, v. 3, n. 1 y 2, p. 65-82, 2003. Disponível em: http://

www.ehu.eus/cuadernosdegestion/documentos/304.pdf. Acesso em: 10

nov. 2018.

SILVA, Manoel Rubim; MARQUES, Mary Amália Castro Rocha da. Demonstração do valor adicionado (dva): um instrumento para aferição da carga

tributária por unidade ou segmentos produtivos. Revista da Receita Federal: estudos tributários e aduaneiros, Brasília-DF, v.1, n.2, p.217-232, jan./

jul. 2015. Disponível em: http://www.revistadareceitafederal.

receita.fazenda.gov.br/index.php/revistadareceitafederal/article/view/56/

Acesso em: 25 nov. 2018. ROBERTO DA SILVA, Valter; ERÉDIA DE SOUZA, Marcelo; B. SILVA, Esliane

Carecho. Demonstração do valor adicionado: a importância de conhecer a

entidade e seu valor de contribuição na sociedade. Pensar Contábil, v. 7, n.

, 2013. Disponível em: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-08/

index.php/pensarcontabil/article/viewFile/1525/1356. Acesso em: 25

nov. 2018.

RODRIGUES, Maria Cecília Prates. Avaliação da gestão social nas empresas: desafios e possibilidades. ENANPAD. Disponível em: http://

www.estrategiasocial.com.br/

Downloads/bavaliação-da-gestao-nas-empresas-enanpad-2005.pdf. Acesso

em: 13 nov. 2018. Disponível em: 8http://www.estrategiasocial.com.br/

downloads/avaliacao-da-gestao-social-nas-empresas-enanpad-2005.pdf.

Acesso em: 10 dez. 2018.

SOARES, Maurélio; SCARPIN, Jorge Eduardo. A convergência da contabilidade pública nacional às normas internacionais e os impactos na aplicação da dre na administração direta. Revista Catarinense da Ciência Contábil

- CRCSC - Florianópolis, v. 9, n. 27, p. 25-42, ago./nov. 2010. Disponível

em:https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=SOARES%2C+Maur%

C3%A9lio%3B+SCARPIN%2C+Jorge+Eduardo.+A+converg%C3%

AAncia+da+contabilidade+p%C3%BAblica. Acesso em: 23 nov. 2018.

TINOCO, João Eduardo Prudêncio; ROBLES, Léo Tadeu. A contabilidade

da gestão ambiental e sua dimensão para a transparência empresarial: estudo de caso de quatro empresas brasileiras com atuação global. RAP, v.

, n. 6, p. 1.077-1.096, nov./dez. 2006. Disponível em: http://

www.scielo.br/pdf/rap/v40n6/08.pdf. Acesso em: 16 nov. 2018.

TREVISAN, Fernando Augusto. Balanço social como instrumento de

marketing. RAE-eletrônica, v. 1, n. 2, jul./dez. 2012. Disponível em: http://

www.scielo.br/pdf/raeel/v1n2/v1n2a17.pdf. Acesso em: 10 nov. 2018.

VARELA, Patrícia Siqueira; COSTA, Raquel da Ressurreição; DOLABELLA,

Maurício Melo. Balanço social: demonstrativo da função social da empresa. Contabilidade Vista & Revista. Belo Horizonte, v. 10 n. 2, p. 28-35, set.

Disponível em: http://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/139/135. Acesso em: 11 nov. 2018.

VINTRÓ-SÁNCHEZ, Carla; FORTUNY-SANTOS Jordi; COMAJUNCOSACASABELLA Josep. La responsabilidad social corporativa en la empresa.

Técnica Industrial. Técnica Industrial 285/Febrero 2010. Disponível em:

http://www.tecnicaindustrial.es/tifrontal/a-3048-La-responsabilidad-social-corporativa-empresa.aspx. Acesso em: 13 nov. 2018.

Downloads

Publicado

2021-01-22

Como Citar

Gonçalves da Costa, E. ., & Artur de Souza, A. . (2021). A EMPRESA AMIGA DA SOCIEDADE: ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS GERENCIAIS LEGITIMADORAS SOB A ÓTICA DA TEORIA INSTITUCIONAL. Revista Economia E Políticas Públicas, 7(2), 109–134. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/economiaepoliticaspublicas/article/view/3534

Edição

Seção

Artigos