MARKETING RELIGIOSO: AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS SEGUIDORES DA IGREJA CATÓLICA EM MONTES CLAROS

Autores

  • Marcelo Vieira Lopes Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Vânia Silva Vilas Boas Vieira Lopes Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Palavras-chave:

artigo, marketing, religioso, montes claros, minas gerais

Resumo

Resumo: O marketing religioso é analisado nesse artigo sob o prisma de
ações que buscam compreender e estimular a participação ativa de
indivíduos nos bens e serviços oferecidos por instituições religiosas onde
as próprias religiões por si, compreendem um bem. O objetivo da pesquisa é
avaliar as atitudes dos seguidores que determinam a satisfação ou não com
a Igreja Católica em Montes Claros-MG. Trata-se de pesquisa do tipo
descritiva, tendo como unidade de análise a igreja católica e como unidade
de observação os seguidores da referida instituição religiosa. Utilizou-se
análise quantitativa de dados analisada através das proporções
(percentuais) para análise dos resultados da pesquisa. Os resultados
apontam que a avaliação dos fiéis quanto à satisfação em relação à igreja
foi fortemente considerada; a lealdade foi apontada com uma tendência de
“lealdade espúria” levando a uma avaliação de satisfação geral favorável às
ações mercadológicas da Igreja Católica.

Palavras-chave: marketing religioso. Comportamento do consumidor. Igreja
Católica.

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Biografia do Autor

Marcelo Vieira Lopes, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Professor da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Doutor em Ciências da Religião.

Vânia Silva Vilas Boas Vieira Lopes, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Professora da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Doutora em Ciências da Religião.

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Publicado

2021-03-22 — Atualizado em 2021-03-23

Versões

Como Citar

Lopes, M. V., & Lopes, V. S. V. B. V. (2021). MARKETING RELIGIOSO: AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS SEGUIDORES DA IGREJA CATÓLICA EM MONTES CLAROS. Revista Economia E Políticas Públicas, 8(1), 9–36. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/economiaepoliticaspublicas/article/view/3947 (Original work published 22º de março de 2021)

Edição

Seção

Artigos