EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS INSTITUIDORAS DE NOVOS COMPORTAMENTOS NOS TEMPOS PANDÊMICOS DA COVID-19 IMPLEMENTADAS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS, MINAS GERAIS

Autores

  • Filomena Luciene Cordeiro Reis UNIMONTES
  • Wenceslau Gonçalves Neto UFU

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102022024

Palavras-chave:

Educação, História da Educação, Políticas Públicas, Pandemia Covid-19, Montes Claros.

Resumo

Em 2020, um novo cenário se apresentou à humanidade motivado pela pandemia do Coronavírus. Uma realidade impactante em várias dimensões, contudo, revelando desafios para o campo educacional, objeto de nosso estudo. Como lidar com essa situação nas escolas, em especial, na rede pública em Montes Claros, Minas Gerais? Frente a essa situação, como essa crise pandêmica do Covid-19 estabeleceu as relações educacionais? Quais as políticas públicas implementadas para o Município de Montes Claros? As normas, atos administrativos do poder executivo, instituíram novos comportamentos na área de educação em Montes Claros? Com essas e outras indagações, a pesquisa objetivou estudar as legislações que conceberam experiências educacionais durante a pandemia do Covid-19 em escolas públicas na citada cidade. Para tanto, a metodologia utilizada constituiu de revisão de literaturas e análise dos atos administrativos e outros documentos sobre o assunto, caracterizando como uma pesquisa qualitativa.

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Biografia do Autor

Filomena Luciene Cordeiro Reis, UNIMONTES

Doutora em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Pós-Doutoranda pela Universidade de Uberaba. Professor da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e Centro Universitário Funorte

Wenceslau Gonçalves Neto , UFU

Doutor em História pela Universidade de São Paulo e estágio pós-doutoral em História da Educação na Universidade de Lisboa. Professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Uberaba e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

2022-11-16

Como Citar

Cordeiro Reis, F. L., & Gonçalves Neto , W. (2022). EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS INSTITUIDORAS DE NOVOS COMPORTAMENTOS NOS TEMPOS PANDÊMICOS DA COVID-19 IMPLEMENTADAS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS, MINAS GERAIS. Revista Ciranda, 6(02), 170–187. https://doi.org/10.46551/259498102022024

Edição

Seção

Artigos