AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL A EDUCAÇÃO DO CAMPO MEDIANTE O PROGRAMA ESCOLA NEUROPSIEDUCAÇÃO (PENEUROPSIE)

Autores

  • Tatiane Gamarra Calonga Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Maria Luzia da Silva Santana Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.46551/25949810202021002

Palavras-chave:

Psicologia da educação. Psicologia Histórico-Cultural. Materialismo histórico. Educação do campo. Formação de professores.

Resumo

Há carência de estudos no contexto brasileiro que dialoguem acerca da
Educação do Campo e a Psicologia Rural, por isso esta pesquisa aborda
as contribuições da Psicologia da Educação para a formação de
professores, a partir da Psicologia Histórico-Cultural articulada à
Educação do Campo. O objetivo geral é investigar as contribuições da
Psicologia da Educação à Educação do Campo, mediante a apresentação
do Programa Escola Neuropsieducação (PENeuroPsiE). A metodologia
de pesquisa utilizada agregou a revisão bibliográfica e a exploração dos
dados, com a participação de 05 professores (as) que atuam ou atuaram
na Educação do Campo. Os instrumentos utilizados para coleta de dados
foram: vídeo, o PENeuroPsiE e um questionário no Google Forms. Foi
evidenciado a importância da inserção da Psicologia da Educação no
curso de formação de professores para atuar na Educação do Campo de
maneira interdisciplinar, reflexiva e articulada ao contexto, ou seja,
numa práxis pedagógica considerando uma reflexão acerca da realidade
dos estudantes e das escolas em contextos rurais. O material pedagógico
do PENeuroPsiE foi considerado relevante, inovador e motivador para o
desenvolvimento das funções psicológicas superiores e apropriação dos
conhecimentos abordados. Contudo, há necessidade de adaptar os
recursos do PENeuroPsiE à realidade vivenciada pelos estudantes em
assentamentos de reforma agrária e a Pedagogia da Alternância. As
percepções dos professores sobre os materiais do PENeuroPsiE são
importantes para ajustes e sua validação ecológica. Os dados obtidos
colaboram com avanço, debates e reflexões sobre as contribuições da
Psicologia Histórico-Cultural e Psicologia Rural à Educação do Campo.

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Biografia do Autor

Tatiane Gamarra Calonga, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul.

Maria Luzia da Silva Santana, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Orientadora do trabalho, Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade Católica de
Brasília, é professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e
compõe o quadro de docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UFMS.
É líder do grupo de estudo e pesquisa em Psicologia, Processos Educativos e Inclusão
(PPEI/CNPq/UFMS)

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mar. 2020.

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Publicado

2021-03-08 — Atualizado em 2021-03-16

Versões

Como Citar

Calonga, T. G., & Santana, M. L. da S. (2021). AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL A EDUCAÇÃO DO CAMPO MEDIANTE O PROGRAMA ESCOLA NEUROPSIEDUCAÇÃO (PENEUROPSIE). Revista Ciranda, 5(1), 17–38. https://doi.org/10.46551/25949810202021002 (Original work published 8º de março de 2021)

Edição

Seção

Artigos