ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA: ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Ivanise Melo de Souza Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Luciana Moreira de Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Ramony Maria Silva Reis Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102020020

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Pedagogia e Formação de professores.

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de formação de professores permite o acesso aos instrumentos teórico-metodológicos indispensáveis para a atuação do licenciado no contexto escolar e a articulação da teoria e prática adquiridas na universidade e escola campo. Assim, o estágio configura-se como o momento em que o futuro profissional da educação vivencia experiências singulares e significativas na construção de sua identidade profissional. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo conhecer as percepções dos acadêmicos do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros sobre a importância do estágio na formação docente. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, sendo utilizado o questionário como instrumento de coleta de dados. Por meio dos resultados apresentados na pesquisa, pôde se constatar que o Estágio Supervisionado
desempenha um papel fundamental no processo de formação de professores, constituindo-se o primeiro contato que o discente tem com seu futuro campo de atuação, possibilitando o desenvolvimento de habilidades bem como a ampliação de conhecimentos e adquiridos na universidade e na escola-campo.

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Biografia do Autor

Ramony Maria Silva Reis Oliveira

Professora Dra. do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

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Publicado

2020-09-10 — Atualizado em 2020-09-15

Versões

Como Citar

Souza, I. M. de, Oliveira, L. M. de ., & Oliveira, R. M. S. R. . (2020). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA: ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Ciranda, 4(2), 87–94. https://doi.org/10.46551/259498102020020 (Original work published 10º de setembro de 2020)

Edição

Seção

Artigos