PABLO NERUDA E PABLO PICASSO: ESPAÑA EN EL CORAZÓN E GUERNICA COMO REPRESENTAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS HUMANAS

Autores

  • Valéria Daiane Soares Rodrigues UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102022013

Palavras-chave:

España en el Corazón, Guernica, Guerra Civil Espanhola, Poesia, Pintura.

Resumo

Quais são os limites entre as artes na representação das relações humanas? Tal
indagação constitui elemento motivador para a escrita deste texto. Busca-se, a partir da crítica
especializada e da obra Guernica, de Pablo Picasso e España en el Corazón, de Pablo Neruda,
refletir sobre a relação entre literatura e pintura, a fim de entender os seus limites e
possibilidades. Vale salientar que essa discussão é fruto de uma pesquisa de doutoramento e
que a metodologia que orienta a escrita do texto é a pesquisa bibliográfica a partir da qual foi
possível entender questões importantes relacionadas ao questionamento inicial. A
contribuição de Guimarães (2018), Gonçalves (1997) e Ribeiro (1993) foram essenciais nesse
processo de pesquisa e, consequentemente, descoberta. Por fim, torna-se importante ressaltar
que todas as artes detêm o poder de representar as experiências humanas, contudo, a partir de
distintos suportes e das possibilidades que lhe são inerentes.

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Biografia do Autor

Valéria Daiane Soares Rodrigues, UNIMONTES

Doutoranda do Programa de Pós graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de
Uberlândia - UFU. Pró-reitora Adjunta de Extensão na Universidade Estadual de Montes
Claros (UNIMONTES)

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

Soares Rodrigues, V. D. . (2022). PABLO NERUDA E PABLO PICASSO: ESPAÑA EN EL CORAZÓN E GUERNICA COMO REPRESENTAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS HUMANAS. Revista Ciranda, 6(01), 198–210. https://doi.org/10.46551/259498102022013

Edição

Seção

Artigos