DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA APOIO AO ENSINO DA CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Leila Maria Araújo Santos UFMS
  • Angélica Scremin Londero UFMS

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102022007

Palavras-chave:

Ensino Contábil. Material Didático Digital. Contabilidade Introdutória.

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa de Mestrado, a qual foi desenvolvida junto à linha de pesquisa
“Inovação para EPT”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
(CTISM/UFSM), e apresenta como objetivo geral elaborar material didático digital (MDD) para apoio
das práticas de ensino dos professores da disciplina de Contabilidade Introdutória. Esse objetivo se
justifica por ser a Contabilidade uma área de ensino com escassos materiais didáticos digitais para uso
dos professores em suas práticas docentes. Os autores que embasaram este estudo foram: Andrade
(2015); Peleias (2006, 2007); Felder-Silvermann (1988, 2002); Amiel (2018), Filatro (2018), entre
outros. Optou-se por uma pesquisa aplicada, por se tratar de um estudo com a finalidade de resolver
problemas identificados no âmbito da vivência do pesquisador. Como resultado foi desenvolvido um
site, chamado de “REA_CONT
1”, de acesso livre e gratuito, que reúne um acervo de atividades e
conteúdos variados, os quais servirão de apoio aos professores, assim como o site também
disponibiliza tutoriais para que os professores possam desenvolver seus próprios materiais didáticos e
tenham um caminho inicial para se apoiar. O site foi avaliado qualitativamente por professores e
alunos do ensino superior e técnico, e os dados coletados serviram para atestar que a pesquisa atingiu o
objetivo proposto. Ademais, contribui para as práticas docentes dos professores e para o estudo e a
revisão de conteúdo dos alunos. O trabalho terá continuidade, ampliando a elaboração de materiais
para outras áreas que não a Contabilidade Introdutória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Maria Araújo Santos, UFMS

Doutora em Informática na Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em
Educação Profissional e Tecnológica, do Colégio Técnico Industrial, da Universidade Federal
de Santa Maria (UFSM)

Angélica Scremin Londero, UFMS

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em
Educação Profissional e Tecnológica, do Colégio Técnico Industrial, da Universidade Federal
de Santa Maria (UFSM)

Referências

ALECRIM, E. O que é Creative Commons? 2017. Disponível em:

<https://www.infowester.com/creativecommons.php.>. Acesso em: 25 jan. 2021.

AMIEL, T.; GONSALES, P.; & SEBRIAM, D. Recursos Educacionais Abertos do Brasil: 10

Anos de Ativismo. EmRede - Revista De Educação a Distância. Brasília. v. 5, n. 2, p.

-258, 2018.

ANDRADE, J. P.; SANTOS, J. C.; FILHO, J. M. dos S. Aspectos da História do Curso

Comercial no Brasil. In: 8º Encontro Internacional de Formação de Professores e 9º

Fórum Permanente de Inovação Educacional. Aracaju. v. 8, n. 1, 2015.

FALKEMBACH, G. M. Concepção e desenvolvimento de material Educativo digital -

CINTED-UFRGS Novas Tecnologias na Educação. v. 3, n. 1, p.inicial-p.final, 2005.

Disponível em:

<http://www.cinted.ufrgs.br/renote/maio2005/artigos/a23_materialeducativo.pdf>. Acesso

em: 15 abr. 2020.

FILATRO, A. Como preparar conteúdos para EAD: guia rápido para professores e

especialistas em educação a distância, presencial e corporativa. 1ª Ed. São Paulo: Saraiva,

FRANCISCO, T. M. M.; MARTINS L. P. A utilização das Tecnologias de Informação e

Comunicação no exercício da profissão do Contabilista: evolução, tendências e desafios.

In: XVII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria, 2019, Porto, Portugal. Anais do

XVII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria, 2019.

FELDER, R. M. et al. Learning and teaching styles in engineering education. Engineering

education, v. 78, n. 7, p. 674-681, 1988.

FELDER, R. Home Page. 2002. Disponível em:

<http://www2.ncsu.edu/unity/lockers/users/f/felder/public/RMF.html>. Acesso em: 02 nov.

GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.

GIL, A. C. Métodos e técnicas em pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

MARION, J. C.; SANTOS, A.C. M. - Contabilidade básica – E-book. 12. ed. – São Paulo:

Atlas, 2018.

OKADA, A. et al. Coaprendizagem através de REA em Redes Sociais. In: OKADA, A.

(Org.). Recursos Educacionais Abertos & Redes Sociais. São Luis: Editora UEMA, cap.

, p. 164-175, 2013.

RIBEIRO, O. M. Contabilidade Básica Fácil, 29º Ed – São Paulo: Saraiva, 2017.

UNESCO. Open Educational Resources. Disponível em:

<http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/access-toknowledge/open-e

ducational-resources/global-oer-logo/>. Acesso em: 14 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2022-08-26

Como Citar

Araújo Santos, L. M., & Scremin Londero, A. . (2022). DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA APOIO AO ENSINO DA CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Ciranda, 6(01), 103–122. https://doi.org/10.46551/259498102022007

Edição

Seção

Artigos