TECNOLOGIAS DIGITAIS: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO AO ENSINO

Autores

  • João Ferreira Sobrinho Junior UFG
  • Cristina de Cássia Pereira Moraes UFG

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102022003

Palavras-chave:

Tecnologia Digital. Ensino. Política Educacional. Internet das Coisas.

Resumo

Este artigo se propôs a identificar tecnologias digitais que possam ser viáveis e por
conseguinte, implementadas para o ensino no Brasil. Para responder a tal cenário se dispôs de pesquisa
documental e bibliográfica, para o levantamento, coleta e análise dos dados de forma qualitativa. E
como resultado da pesquisa identificamos que o smarthphone é o aparato digital que é mais viável
para ser utilizado. Isso se justifica pois é o aparato digital mais utilizado pelos estudantes para estudar.
Além disso, a densidade percentual da população com celular chega a 96% e aqueles com acesso à
internet mesmo nas classes mais baixas é em média de 84%. Ademais, foi levantado que 99% dos
municípios brasileiros possuem a cobertura 3G e 94% possui a 4G, o que reflete na possibilidade da
utilização em praticamente todo o país. Também é de se ressaltar que a internet 5G está embrionária no
Brasil, no entanto através de sua velocidade e da Internet das Coisas, promete uma revolução que sem
sombra de dúvida refletirá no ensino. Conclui-se então que as políticas educacionais para a inserção
das tecnologias digitais ao ensino devem estar pautadas na realidade do país e com isso, mitigar o
desperdício do erário público.

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Biografia do Autor

João Ferreira Sobrinho Junior, UFG

Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás-UFG. Técnico em Assuntos
Educacionais na Universidade Federal de Goiás (UFG)

Cristina de Cássia Pereira Moraes, UFG

Doutora em História das Ideias pela Universidade Nova de Lisboa. Professora Adjunta da
Universidade Federal de Goiás(UFG)

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

Sobrinho Junior, J. F., & Pereira Moraes, C. de C. (2022). TECNOLOGIAS DIGITAIS: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO AO ENSINO. Revista Ciranda, 6(01), 33–47. https://doi.org/10.46551/259498102022003

Edição

Seção

Artigos