PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II E AS LEIS FEDERAIS 10.639/2003 E 11.645/2008

Autores

  • Adriany de Ávila Melo Sampaio LAGEPOP-IG- Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Aluê Gomes da Silva LAGEPOP-IG-Universidade Federal de Uberlândia – UFU

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102021045

Palavras-chave:

Leis 10.639/03 e 11.645/08, Pesquisa, Ensino de Geografia, Racismo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como os professores de Geografia do Ensino Fundamental II aplica as leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008 em sala de aula. Estas leis incluíram oficial no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas”.  O estudo terá caráter qualitativo, com ênfase na Análise de conteúdo das respostas dos professores de Geografia do Ensino Fundamental II de escolas públicas da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que participaram da pesquisa. As leis federais 10.639/03 e 11.645/08 se propõe a refletir, atribui à discussão e reflexão acerca da história, da memória e da luta dos povos negros e indígenas socialmente excluídos ao longo do processo histórico do Brasil, até os dias atuais. De modo geral percebe-se que os professores têm avançado em relação às leis, como também o interesse de trabalhar com a temática, por isso a necessidade de formação de professores para aproximação e desmitificação para com os conhecimentos da cultura indígena, africana e afro brasileira. Construir uma identidade positiva e de afirmação social do indígena e do negro é necessário. A escola deve se apropriar de estratégias educativas de combate às formas de discriminação étnica, inicialmente a partir de uma formação dos profissionais da educação, e inclui-los nas ações pedagógicas que forneçam aos alunos a oportunidade de valorizar, conhecer, vivenciar a cultura negra e indígena. A Geografia a partir de suas categorias como lugar, paisagem, território e região, tem condições de realizar uma docência antirracista, mas para isso são necessários a formação inicial e continuada, e também de livros e outros materiais didáticos na mesma perspectiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Casa Civil, Lei nº10.639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília, DF.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: Lei 11.645, de 10 de Março de 2008.

BRASIL. Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Brasília, DF, junho, 2005.

BRASIL. LDBEN 9394/96, Brasília, MEC, DF, 2009.

BRASIL. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico- Raciais. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: SECAD, 2006.

CHAGAS, Anivaldo Tadeu Roston. O questionário na pesquisa cientifica. Administração online, São Paulo, v.1, n. 1, jan./ fev./mar. 2000

CUNHA JUNIOR, J. et al. Artefatos da cultura negra no Ceará: formação de professores: 10 anos da Lei n◦ 10639/2013. In: cadernos de textos. Fortaleza: Gráfica LCR; 2013. p. 11-22.

HASENBALG, Carlos Alfredo. Discriminação e Desigualdades Raciais no Brasil. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1992.

LIMA, D. C. B. P.; REGO, T. L. Educação das relações étnico-raciais na educação infantil. In: Revista contemporânea de educação, v. 12, p. 175-191, 2017.

NASCIMENTO, Alexandre do. Ação Afirmativa: da luta do movimento social negro às políticas concretas. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.

OLIVEIRA, M. G; SILVA, P. V. B. Educação Étnico- Racial e Formação Inicial de Professores: a recepção da Lei 10.639/03. In: Educação e realidade, v. 42, p. 183- 196, 2017.

PEREIRA, G. R; CORDEIRO, M. J. A. A diversidade das relações étnico-raciais e o currículo escolar: algumas reflexões. In: Interfaces da educação. Parnaíba, v.5. n.14, p7-22, 2014.

SANTOS, Renato Emerson Nascimento dos. A Lei 10.639 e o ensino de geografia: construindo uma agenda de pesquisa- ação. In: Revista Tamoios, v.7, p. 4-23, 2011.

SILVA, P. B. G. e. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. In: Educação, Porto Alegre/RS, n. 3 (63), p. 489-506, set./dez. 2007.

SOUZA, Maria Helena. A Ideologia Racial Brasileira na Educação Escolar. In. OLIVEIRA, Iolanda e SISS, Ahyas (Orgs.). Cadernos PENESB, Nº 7, Niterói, RJ, EdUFF, 2006.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

de Ávila Melo Sampaio, A., & Gomes da Silva, A. (2021). PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II E AS LEIS FEDERAIS 10.639/2003 E 11.645/2008. Revista Ciranda, 5(3), 297–303. https://doi.org/10.46551/259498102021045

Edição

Seção

Educação Racial e Étnico-racial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)