O OLHAR DO DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS ESPAÇOS ESCOLARES

Autores

  • Dulce Pereira dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes
  • Miriam Cristina Soares Lino Teodoro Escola Estadual Coronel José Teófilo Carneiro

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102021025

Palavras-chave:

inclusão, escola, Educação Especial

Resumo

A educação inclusiva perpassa por um espaço escolar inclusivo também. Neste trabalho discutiremos a importância de um espaço escolar inclusivo, adaptado para os alunos com deficiência favorecendo o processo ensino/aprendizagem. A metodologia utilizada dividiu-se em duas etapas, sendo a primeira uma revisão de literatura sobre as leis existentes sobre essa temática e em um segundo momento aplicou-se um questionário quali-quantitativo para compreender a percepção dos professores regentes e de apoio da rede pública e municipal das cidades de Uberlândia (MG) e Monte Carmelo (MG) sobre esse assunto. Os resultados indicam que a inclusão dos alunos com deficiência é muito fraca, ainda muito distante de ser considerada a ideal, tanto os profissionais quanto os espaços escolares até mesmo públicos ainda precisam de melhorias significativas, os professores na formação e os espaços na adaptação ideal.

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Referências

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Pereira dos Santos, D., & Cristina Soares Lino Teodoro, M. (2021). O OLHAR DO DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS ESPAÇOS ESCOLARES. Revista Ciranda, 5(3), 43–51. https://doi.org/10.46551/259498102021025

Edição

Seção

Educação Inclusiva

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