A PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS: UM ESTUDO ACERCA DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES/HABILITAÇÃO EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

Autores

  • Raiana Maciel do Carmo Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Maria Clara Leite e Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Ana Caroline Pereira Mota Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Samuel Naamã Scarcela Rosa Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Elaine Pereira de Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102021006

Palavras-chave:

Pesquisa Científica; Formação inicial de professores/as; Licenciatura em Música

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como
objetivo geral compreender de que maneira a realização de pesquisas
científicas, produzidas no âmbito do curso de Licenciatura em
Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes
Claros (Unimontes), influenciou a trajetória dos/as acadêmicos/as do
decorrer da sua formação inicial e influencia na atuação profissional. A
partir de uma abordagem qualitativa, o suporte metodológico foi
composto por pesquisa bibliográfica em livros, anais de eventos
científicos, revistas científicas, dissertações e teses das áreas de Música
e Educação, além de pesquisa documental realizada em arquivos do
Departamento de Artes da Unimontes, na legislação federal e em
documentos normativos produzidos no âmbito universidade. Também
foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os/as egressos/as que
participaram das pesquisas durante o período da sua graduação. A partir
dos resultados obtidos é possível constatar que entre os anos de 1998 e
2019 foram localizadas apenas 16 pesquisas. A distribuição destes
trabalhos neste período não é tão equilibrada, se concentrando em
determinados momentos que são marcados pela atuação de
professores/as específicos/as. A partir dos dados coletados, ficou
evidente que a realização dessas pesquisas impactou na trajetória dos/as
entrevistados/as ao afirmarem que desenvolveram o seu senso crítico, a
sua habilidade de escrita e que estes trabalhos ampliaram os seus olhares
para novas possibilidades na graduação e também no mercado de
trabalho. Conclui-se, portanto, que este diagnóstico da produção científica foi imprescindível para refletirmos sobre o papel da pesquisa na formação inicial de
professores/as de música

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Biografia do Autor

Raiana Maciel do Carmo, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); professora do curso de
Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros.

Maria Clara Leite e Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Acadêmica do curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual
de Montes Claros.

Ana Caroline Pereira Mota, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Acadêmica do curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual
de Montes Claros.

Samuel Naamã Scarcela Rosa, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Licenciado em Artes/Habilitação em Música pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Elaine Pereira de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Acadêmica do curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual
de Montes Claros (Unimontes).

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UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS. Projeto Político Pedagógico do

Curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música. Montes Claros, 2005.

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Publicado

2021-03-08

Como Citar

Carmo, R. M. do, Oliveira, M. C. L. e, Mota, A. C. P., Rosa, S. N. S., & Oliveira, E. P. de. (2021). A PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS: UM ESTUDO ACERCA DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES/HABILITAÇÃO EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS. Revista Ciranda, 5(1), 117–134. https://doi.org/10.46551/259498102021006

Edição

Seção

Artigos