PODCASTS COMO UM DESIGN ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA REFUGIADOS NO BRASIL

Autores

  • Ana Carolina Fontana Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Vinicius Villani Abrantes Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102021010

Palavras-chave:

Ensino de Língua. Português como Língua de Acolhimento. Direitos Humanos. Linguística Aplicada. Transdisciplinaridade

Resumo

Esta pesquisa está inserida no contexto das migrações internacionais
forçadas – cenário, no qual, o Brasil figura-se como um dos receptores
(Estado de destino) de inúmeros refugiados. É fato que, na última
década, o Brasil se deparou com um crescimento representativo no fluxo
migratório em seu território – o que levou diversos programas e projetos
a se adaptarem para esse contexto, auxiliando no processo de integração
e o acolhimento dos refugiados. Atrelado a diversas dificuldades, uma
das maiores barreiras dentro desse processo é sem dúvidas a língua.
Nessa ambiência, o objetivo geral do presente artigo é o estudo do
contexto de acolhimento e integração linguística de refugiados no Brasil;
torna-se objetivo específico, apontar as contribuições dos podcasts no
ensino e aprendizado de português, levando em consideração a diferença
constitutiva e objetiva das salas de aula de Português como Língua de
Acolhimento. Dentro desse cenário, no entanto, frisa-se que a língua que
acolhe, por diversas vezes pode silenciar, dificultando, assim, que os
refugiados possam territorializar naquele espaço físico e simbólico –
portanto, o presente artigo encontra-se na perspectiva do ensino daqueles
alunos que desejam aprender a língua portuguesa brasileira, sem que
haja imposição de novos códigos de linguagem e cultura. Nessa linha de
raciocínio, a partir da transdisciplinaridade, este trabalho se encontra na
demanda de novas construções indenitárias inerentes aos movimentos
contemporâneos, se justificando pelo potencial em corroborar para que
profissionais, possam ter novas perspectivas para conduzirem futuros
enfrentamentos da temática em território nacional. Para tal, realiza-se
uma revisão bibliográfica em textos especializados, legislações e
protocolos internacionais e nacionais.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Fontana, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Mestranda em Linguística, pela Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora
(PPG Linguística/FALE/UFJF). Graduada em Letras, com ênfase na Língua Inglesa, pela
Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora (FALE/UFJF).

Vinicius Villani Abrantes, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Graduando em Letras, pela Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora
(FALE/UFJF). Graduando em Direito, pela Faculdade de Direito, do Instituto Metodista Granbery
(FMG). Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional, no projeto de
pesquisa: “Direito Internacional Crítico” (GEPDI/DICRÍ/CNPq/UFU). Pesquisador no Portal
Direito Internacional sem Fronteiras, no projeto de pesquisa: “Os Direitos da Criança no Sistema
Internacional”

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Publicado

2021-03-08 — Atualizado em 2021-03-16

Versões

Como Citar

Fontana, A. C., & Abrantes, V. V. (2021). PODCASTS COMO UM DESIGN ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA REFUGIADOS NO BRASIL. Revista Ciranda, 5(1), 176–187. https://doi.org/10.46551/259498102021010 (Original work published 8º de março de 2021)

Edição

Seção

Artigos