METODOLOGIA DE PROJETOS: CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA DOCENTE SOCIAL E EDUCACIONAL APORTADA NA PROPOSTA DE TRABALHOS COM PESQUISA

Autores

  • Josimeri Grein Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Maria de Fátima Quintal de Freitas Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Lucymara Carpim Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102021013

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa. Metodologia de projetos. Trabalho colaborativo.

Resumo

Este artigo é o resultado de uma investigação realizada com oito professoras que atuam como multiplicadoras da metodologia de projetos em escolas estaduais e municipais do estado do Paraná, a partir da problemática: como elas percebem seu papel como agentes de transformação e de mudança junto aos participantes dos programas de formação continuada, considerando ametodologia de projetos? De abordagem qualitativa do tipo interpretativo, a pesquisa teve como objetivo verificar se a metodologia de projetos contribui
para que ocorra o envolvimento dos alunos e demais agentes da escola e da comunidade e favorece a aprendizagem, beneficiando-os na resolução de problema sociais e educacionais. Para compor os resultados, optou-se pela análise de conteúdo, considerando a categorização das respostas obtidas, tendo como aporte epistemológico e conceitual os autores: Bardin (2010), Behrens (2005, 2006, 2014), Bender (2014), Freitas (2005), Hernandez (1998), Lane (1981, 1995), Torres (2000, 2014) e Veiga (1996, 1998, 2009), que foram essenciais para dar suporte às investigações. As multiplicadoras investigadas apontaram a importância de seu papel como agentes de transformação da prática educativa dos professores participantes dos programas de formação continuada, considerando a metodologia de projetos possibilidade de uma aprendizagem significativa, que, por meio do envolvimento dos demais atores da escola e da comunidade, podem promover ações sociais e educacionais de maneira coletiva e colaborativa, que solucionem questões sociais e educacionais que afetam a realidade dos alunos e da sociedade.

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Biografia do Autor

Josimeri Grein, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Educação (UFPR), Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Núcleo de Psicologia Comunitária,
Educação e Saúde (NUPCES).

Maria de Fátima Quintal de Freitas, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Psicologia Social (PUC-SP), Pós-doutora Psicologia Comunitária (ISPA, Un. Porto,
Portugal), Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da
Universidade Federal do Paraná (UFPR), Núcleo de Psicologia Comunitária, Educação e Saúde
(NUPCES).

Lucymara Carpim, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

Doutora e Mestre em Educação, Professora da UNICURITIBA, Graduada em Pedagogia e Letras, Especialista Em Didática do Ensino Superior, Gestão Educacional, Gerenciamento Ambiental na Indústria, Economia do Trabalho e Marketing Empresarial.

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Publicado

2021-05-09

Como Citar

Grein, J., Freitas, M. de F. Q. de, & Carpim, L. (2021). METODOLOGIA DE PROJETOS: CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA DOCENTE SOCIAL E EDUCACIONAL APORTADA NA PROPOSTA DE TRABALHOS COM PESQUISA. Revista Ciranda, 5(2), 22–42. https://doi.org/10.46551/259498102021013

Edição

Seção

Artigos