PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIMONTES

UMA APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA

Autores

  • Mânia Maristane Neves Silveira Maia
  • Luiz Henrique Gomes Silva
  • Luciele Gonçalves Maciel

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102020011

Palavras-chave:

Educação. Escola. Formação. Residência Pedagógica. Universidade.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa monográfica que foi realizada com os participantes do Programa Residência Pedagógica nos anos 2018/2019, da Cidade de Paracatu – Minas Gerais, e teve como principal objetivo verificar como o Programa Residência Pedagógica da Unimontes proporcionou uma aproximação entre Universidade e Escola no processo formativo dos acadêmicos do curso de Pedagogia. A pesquisa é de cunho qualitativo, descritivo e exploratório. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado, aplicado no mês de Novembro de 2019. A amostra contou com nove participantes do programa que estão matriculados na Universidade Estadual de Montes Claros – Campus Paracatu.  Para referendar os estudos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada na Legislação Brasileira e em autores como Fávero (1992), Libâneo (1994) e Imbernón (2014). Como resultado, pode-se afirmar que o Programa Residência Pedagógica tem sido um grande aliado na formação dos graduandos dos cursos de pedagogia, aliando teoria e prática e aproximando Universidade e Escola.

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Publicado

2020-03-25 — Atualizado em 2020-09-10

Versões

Como Citar

Maristane Neves Silveira Maia, M., Henrique Gomes Silva, L., & Gonçalves Maciel, L. (2020). PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIMONTES: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA. Revista Ciranda, 4(1), 144–155. https://doi.org/10.46551/259498102020011 (Original work published 25º de março de 2020)

Edição

Seção

Artigos