https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/issue/feed Revista Ciranda 2022-11-18T12:39:21+00:00 Dulce Pereira dos Santos; Janete Aparecida Gomes Zuba revista.ciranda@unimontes.br Open Journal Systems <p>A Revista Ciranda, desde o seu primeiro número lançado em 2008, tem o objetivo de contribuir para a consolidação de um projeto educacional real e diferenciado na Unimontes. A mesma institucionalizou através do trabalho dos professores-pesquisadores do Departamento de Estágios e Práticas Escolares (DEPE). Departamento frutífero e inovador que ao decorrer de sua história tem dado grande contribuição para as experiências pedagógicas da Universidade Estadual de Montes Claros, em especial com pesquisas, projetos de ensino e extensão voltados especialmente para o Estágio Curricular Supervisionado de todos os cursos de Licenciatura desta Universidade e a gama de atividades didático-pedagógicos com propostas educacionais atuais, críticas e ativas. Nesse intento, a Revista Ciranda, busca, então, socializar as experiências e produtos de pesquisadores que investem suas habilidades e competências para a formação de um ensino crítico, autônomo e inovador, convidando todos para a submissão de trabalhos, contribuindo para a formação constante da prática e reflexões propositivas de temáticas que perpassam o universo docente.</p> https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/5940 NOTA EDITORIAL 2022-11-16T01:44:30+00:00 Dulce Pereira dos Santos revista.ciranda@unimontes.br Janete Aparecida Gomes Zuba revista.ciranda@unimontes.br Alda Aparecida Vieira Moura revista.ciranda@unimontes.br Huagner Cardoso da Silva revista.ciranda@unimontes.br <p>A Revista Ciranda, vinculada ao Departamento de Estágios e Práticas Escolares da Unimontes, tem a grata satisfação de apresentar e tornar público os trabalhos de pesquisadores que atuam no ensino superior e na educação básica, onde realizam suas atividades em instituições públicas e, também, em redes privadas de ensino.</p> 2022-11-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Ciranda https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/5911 UMA ANÁLISE DO CONTEXTO POLÍTICO DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DE 1961: MOTIVAÇÕES E INTERESSES DO PRIMEIRO ANTEPROJETO ATÉ SUA APROVAÇÃO 2022-11-10T15:16:58+00:00 Daniel Bruno Oliveira Lopes danshinoda1@yahoo.com.br Renan Cézar Antunes Índio do Brasil renancesarantunes@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este estudo busca retratar através de levantamento histórico a cronologia dos acontecimentos e o contexto político por trás da implementação da Lei de Diretrizes e Bases de 1961, da apresentação do primeiro anteprojeto até a sua aprovação. Articulando essa narrativa e contexto histórico a ideias de cientistas políticos, foi realizado nesta pesquisa como principal ferramenta na busca de dados, uma revisão bibliográfica em banco de dados de artigos, teses e dissertações. Com isso foi possível compreender de forma mais aprofundada quais motivos e /ou interesses guiaram as tomadas de decisão em torno da educação no Brasil. Esse mergulho histórico nos ajudou a compreender melhor nossa história e conhecer nossas figuras públicas, a fim de contextualizar suas tomadas de decisões ou mesmo sua inação para assuntos de interesse público.</span></p> 2022-11-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Ciranda https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/5912 TRABALHO, SAÚDE MENTAL E UNIVERSIDADE: UM OLHAR SOBRE OS DOCENTES DA UNEB-CAMPUS XXI 2022-11-10T15:39:19+00:00 Andressa de Sousa Santos Ferreira andressa.ferreiras@hotmail.com Beatriz dos Santos Alves bsantosalves@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">A saúde mental da classe docente é um aspecto a se considerar, principalmente quando direcionado o olhar para as suas vivências. Com o objetivo de analisar a saúde mental dos docentes da Universidade Estadual do Estado da Bahia, no Campus XXI-Ipiaú, o presente artigo se trata de uma pesquisa de campo realizada com onze docentes efetivos e substitutos, submetida ao CEP e aprovada sob o parecer nº 4141509, através de um formulário auto aplicável da ferramenta Google forms. O questionário teve como intuito colher informações de cunho pessoal e profissional, como por exemplo, diagnóstico de doenças, auxílio de psicoterapia e clima organizacional. A análise dos dados coletados buscou responder ao questionamento principal deste artigo: Quais as percepções dos docentes acerca da sua saúde mental e as contribuições da instituição com relação a elas? A pesquisa mostrou que em média 70% dos docentes se mostraram satisfeitos com o seu ambiente laboral, não apresentando sofrimento psicológico nesse aspecto. A docência é um trabalho de importância social e econômica, portanto, tratar de questões como saúde mental desta classe, se faz cada vez mais necessário, principalmente quando inserida em um contexto de alienação do trabalho e carga horária exaustiva às quais esta população se submete.</span></p> 2022-11-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Ciranda https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/5914 BEBETECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES E DOS AGENTES 2022-11-11T12:45:39+00:00 Adair de Aguiar Neitzel neitzel@univali.br Marisa Zanoni Fernandes marisazf@hotmail.com Juliana Pereira Nunes Furman julifurman@yahoo.com.br <p><span style="font-weight: 400;">Esta pesquisa foi desenvolvida na bebeteca do </span><span style="font-weight: 400;">Centro de Educação Infantil (CEI) </span><span style="font-weight: 400;">João Vitorino, da rede municipal de ensino de Itajaí, Santa Catarina, Brasil, com o objetivo de </span><span style="font-weight: 400;">avaliar o espaço físico da bebeteca e o seu impacto na rotina do CEI pelo viés das percepções dos professores e dos agentes.</span><span style="font-weight: 400;"> O problema de pesquisa é: Qual o impacto da bebeteca na rotina do CEI João Vitorino? A metodologia é qualitativa, de abordagem descritiva. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semi estruturada aplicada junto aos professores do CEI. A análise de dados deu-se de acordo com a análise de conteúdo, segundo Franco (2008). Como resultados, evidencia-se que houve </span><span style="font-weight: 400;">impacto no CEI, tendo em vista que a ida à bebeteca passou a fazer parte da rotina das turmas, com horário definido, garantindo o direito da criança peq</span><span style="font-weight: 400;">uena à leitura do literário. Observou-se que houve um movimento junto aos mediadores de leitura na elaboração do projeto, antes e durante a implementação da bebeteca, uma ação que gera um pertencimento e retroalimenta a reflexão sobre a própria ação do grupo.</span></p> 2022-11-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Ciranda https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/5915 LICENCIATURA EM INFORMÁTICA DURANTE O ENSINO REMOTO: UM RELATO 2022-11-11T13:09:43+00:00 Edivando Jair Kunzler edivando@alunos.utfpr.edu.br Daniela de Lucca danielalucca@alunos.utfpr.edu.br Gustavo Radin Arnau gustavoradin@alunos.utfpr.edu.br Thiago Gusmão Moreira thiagomoreira.2020@alunos.utfpr.edu.br Mayara Cristina Pereira Yamanoe mayarayamanoe@utfpr.edu.br Marcos Mincov Tenório marcostenorio@utfpr.edu.br Carina Merkle Lingnau carinalingnau@utfpr.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo é um relato de experiência sobre o ingresso na última turma do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB). O objetivo deste relato é comunicar a experiência de entrada no curso de Licenciatura em Informática, em meio ao fechamento do curso no campus. Este relato ocorreu através da experiência com a linguagem acadêmica na disciplina de Comunicação Linguística, em um momento de reinício da oferta presencial dos cursos de graduação da UTFPR-FB, após uma melhora dos casos no quadro pandêmico que se instaurou no mundo desde o ano de 2020.&nbsp; Para a metodologia reunimos as experiências durante o tempo de pandemia e transição do período remoto para o presencial, tendo por mediação a orientação da disciplina, leituras de trabalhos científicos e discussões. Como resultados verificamos que dos dez colegas que se matricularam na disciplina, apenas quatro finalizaram as atividades e um teve seus créditos consignados, nesta perspectiva, retomar a vida acadêmica de forma presencial em meio ao fechamento de um curso de graduação, em um grupo que está com um número reduzido, se torna um desafio, o que demanda um olhar inovador para a situação. Desse modo, percebemos que iniciar uma carreira via ensino remoto já foi, de modo geral, um estímulo à criatividade e à persistência de alcançar objetivos e produzir conhecimentos, no entanto também vivenciar este processo aliado ao fechamento do curso que escolhemos como formação profissional pode ser mais desafiador do que havíamos cogitado.&nbsp;</span></p> 2022-11-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Ciranda https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/5916 ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO O STOP MOTION 2022-11-11T13:41:02+00:00 Patrícia de Jesus Oliva pjolliva@gmail.com Alessandra Fiuza Santos ale_fs@yahoo.com.br Amanda Ribeiro Fonseca amandafonseca@gmail.com Maryelle Souza Pinheiro marypinheiro3@hotmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O trabalho relata uma experiência integrada entre as disciplinas de Tecnologia Aplicada à Educação e Educação no Campo, do sétimo período de Pedagogia, da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, no ano de 2017. O objetivo era usar os recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento de uma animação que tratasse do fechamento das escolas rurais. Utilizando recursos simples e de baixo custo, as autoras produziram um vídeo curto que cumpriu seu papel, transmitindo a mensagem principal com êxito. Os materiais e métodos empregados na execução do projeto mostraram-se úteis para o uso posterior nas práticas pedagógicas das futuras docentes, instituindo possibilidades para novas aplicações.</span></p> 2022-11-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Ciranda https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/5917 JOGOS POPULARES E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - SIGNIFICADOS PARA OS(AS) UNIVERSITÁRIOS(AS) DE MONTES CLAROS - MG 2022-11-11T13:54:46+00:00 Saymon Dias Alves saydias1@gmail.com Carla Chagas Ramalho carla.ramalho@unimontes.br <p><span style="font-weight: 400;">Dentro da unidade temática, jogos e brincadeiras, na Educação Física escolar, inserem os Jogos Populares, que fazem parte da cultura popular. Esse estudo teve por objetivo investigar os significados que os Jogos Populares tiveram na vida escolar de universitários(as) durante as aulas de Educação Física ao longo da Educação Básica. O estudo foi caracterizado de forma qualitativa; foi aplicado um questionário online para universitários(as) da cidade de Montes Claros – Minas Gerais. Concluímos que a vivência e significados a respeito dos Jogos Populares resultaram de uma experiência tanto individual quanto coletiva, além de essa prática, quando inserida nas aulas, ter contribuído diretamente para o desenvolvimento integral dos alunos(as).</span></p> 2022-11-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Ciranda https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/5918 GÊNEROS ACADÊMICOS E BANCO DE DADOS: O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR 2022-11-11T14:25:55+00:00 Rosilene dos Anjos Sant’Ana rosilene.santana@ifnmg.edu.br Thiago Bicalho Ferreira thiago.bicalho@ifnmg.edu.br Maria Fernanda Lacerda de Oliveira maria.oliveira@ifpr.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">A produção escrita no ensino superior tem apontado para dificuldades dos estudantes com relação aos gêneros acadêmicos. Diante disso, este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência realizada entre duas disciplinas apontando os benefícios dessa integração para a produção escrita acadêmica. Para isso, foi analisada a utilização de sequência didática para o desenvolvimento da produção escrita de resumos expandidos, com o fim de amenizar tal problemática, com alunos do 3º período do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFNMG campus Almenara no primeiro semestre de 2018, envolvendo as disciplinas Gêneros Acadêmicos e Banco de dados. Para tanto, foi utilizada a metodologia da Pesquisa-Ação no intuito de estruturar o processo de escrita do gênero discursivo resumo expandido, buscando a compreensão, reflexão e soluções a um problema identificado na própria prática pedagógica. A partir da análise dos gêneros produzidos e de respostas dos estudantes a um questionário ao final do trabalho interdisciplinar, considera-se que os objetivos referentes à disciplina de Banco de Dados e Gêneros Acadêmicos foram alcançados, haja vista que os acadêmicos conseguiram correlacionar conceitos teóricos das disciplinas e aplicar em apresentação de seminário, e apresentar um resumo expandido coerente com as características do gênero ao final da sequência didática.</span></p> 2022-11-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Ciranda https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/5919 QUE CURRÍCULO QUEREMOS E DESEJAMOS CONSTRUIR NAS ESCOLAS EM UM FUTURO PÓS-PANDÊMICO? 2022-11-11T15:04:38+00:00 Erika Mariana Abreu Soares erikamarianasoares@gmail.com <p>Este texto procura pensar a educação como prática libertadora problematizando o currículo<br>desenvolvido dentro das instituições escolares. Um currículo que hierarquiza as relações, reproduz<br>modelos de ensino, imprime rotina, demanda repetição e representação de conteúdos programáticos<br>sem estimular o pensamento reflexivo e crítico do/a aluno/a. Por outro lado, é possível construirmos<br>um currículo que a criticidade esteja presente no diálogo entre o/a professor/a e o/a aluno/a, onde as<br>palavras pronunciadas se tornam forças para vivenciarmos uma educação libertadora. Para orientar<br>essa problematização escolhi os estudos e pesquisas acerca da filosofia da diferença.</p> 2022-11-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Ciranda https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/5934 OS INÉDITOS VIÁVEIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR(ES) DA EDUCAÇÃO BÁSICA: OS SABERES E PRINCÍPIOS ÉTICOS FREIREANOS 2022-11-15T22:23:15+00:00 Camila Lima Coimbra camilima8@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho relata as experiências vivenciadas na práxis educativa da disciplina Princípios Éticos Freireanos, uma disciplina optativa para os Cursos de licenciatura e ofertada pelo Núcleo de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Esta práxis foi ancorada em algumas categorias da filosofia freireana de educação, a partir das palavras geradoras criadas pelas turmas que participaram de seu desenvolvimento. Assim, torna-se objetivo deste relato revelar os “inéditos viáveis” que foram construídos nessa práxis. Como romper com uma lógica disciplinar? O que pensar em tempos e espaços universitários tão fragmentados? Quais os desafios para uma práxis freireana? Como aprender a teoria e a prática em uma perspectiva freireana? Como vivenciar uma práxis freireana em uma estrutura tão rígida? Quais “inéditos viáveis” construídos? Problematizações que foram perseguidas ao longo dessa práxis educativa, a fim de justificar as categorias trabalhadas: politicidade, comprometimento, eticidade, democracia e dialogicidade, além das relações com uma práxis educativa desenvolvida coletivamente. Também foi abordada a necessidade de uma práxis compartilhada em um exercício docente rigoroso e amoroso, em busca de perspectivas para a formação de professoras (es) para a Educação Básica.</span></p> 2022-11-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Ciranda https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/5935 CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA NA IMANÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO E PARA OS ESTUDOS DECOLONIAIS* 2022-11-15T22:43:46+00:00 André Martins andre.martins.vilar66@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Confrontando as ideações metafísicas, que pressupõem um ideal, moralmente justificado de bondade, beleza e justiça, a que todos deveriam perseguir, este artigo propõe a compreensão do ser humano e de suas práticas, incluindo a educação, a partir da filosofia da imanência, ou seja, da admissão do mundo sensível como o único existente e de nossos afetos como guias confiáveis e incontornáveis na nossa relação conosco mesmos, com o outro e com o mundo.&nbsp; Nesse sentido, ao invés de tentar modelar as crianças segundo um ideal de racionalidade, imposto de forma colonial, a educação pode convidá-las a uma compreensão do mundo a partir dos seus próprios afetos, ajudando-as a expressarem criativamente o seu self e a caminharem no sentido de construírem modos de existência baseados na ética, entendida como a potência de pensar no outro a partir da compreensão de si mesmo. </span></p> 2022-11-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Ciranda https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/5936 EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS INSTITUIDORAS DE NOVOS COMPORTAMENTOS NOS TEMPOS PANDÊMICOS DA COVID-19 IMPLEMENTADAS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS, MINAS GERAIS 2022-11-15T23:46:14+00:00 Filomena Luciene Cordeiro Reis filomena.reis@unimontes.br Wenceslau Gonçalves Neto wenceslau@ufu.br <p><span style="font-weight: 400;">Em 2020, um novo cenário se apresentou à humanidade motivado pela pandemia do Coronavírus. Uma realidade impactante em várias dimensões, contudo, revelando desafios para o campo educacional, objeto de nosso estudo. Como lidar com essa situação nas escolas, em especial, na rede pública em Montes Claros, Minas Gerais? Frente a essa situação, como essa crise pandêmica do Covid-19 estabeleceu as relações educacionais</span><span style="font-weight: 400;">?</span> <span style="font-weight: 400;">Quais as políticas públicas implementadas para o Município de Montes Claros? As normas, atos administrativos do poder executivo, instituíram novos comportamentos na área de educação em Montes Claros? Com essas e outras indagações, a pesquisa objetivou estudar as legislações que conceberam experiências educacionais durante a pandemia do Covid-19 em escolas públicas na citada cidade. Para tanto, a metodologia utilizada constituiu de revisão de literaturas e análise dos atos administrativos e outros documentos sobre o assunto, caracterizando como uma pesquisa qualitativa.</span></p> 2022-11-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Ciranda https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/5937 FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NA UNIMONTES: CONTRIBUIÇÃO NA UNIVERSIDADE E IMPLICAÇÕES NA SAÚDE DOCENTE. 2022-11-16T00:29:33+00:00 Dayse Magna Santos Moura dayse.moura@unimontes.br Alda Aparecida Vieira Moura alda.moura@yahoo.com.br Eduardo Junio Santos Moura eduardomourarte@yahoo.com.br Huagner Cardoso da Silva huagnercardoso@yahoo.com.br <p><span style="font-weight: 400;">Tema de grandes discussões no meio educacional a formação continuada de professores em serviço, vem ao longo dos anos provocando no meio grandes transformações devido às exigências na carreira dos professores universitários, O objetivo geral deste estudo é investigar a formação continuada dos docentes da Unimontes no Centro de Ciências Humanas – CCH adquiridas nos anos de 2015 a 2020 e as implicações dessa formação na vida do profissional e saúde do docente. Como objetivos específicos vamos investigar a situação em que se passou a formação do profissional no que diz respeito à questão estrutural no momento dos estudos, refletir sobre as políticas de formação para esse profissional e verificar se o professor adquiriu problemas de saúde/patologia durante a formação docente. Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de expor ao corpo discente e a toda comunidade acadêmica, a importância da luta dos profissionais por formação continuada. Importante salientar que o CCH é o centro que sustenta em torno de 82% dos cursos da Universidade. Destacar que por&nbsp; problemas causados pelo período da pandemia da Covid 19, a pesquisa foi adaptada no formato on-line, devido às limitações do momento. Como técnica de pesquisa utilizou-se o&nbsp; questionário via google forms o qual também obedeceu as limitações do período foi realizado somente no curso de Pedagogia, que comporta grande número de professores entretanto nos limitamos a dois departamentos, Estágios e Práticas Escolares, Educação e Métodos e Técnicas Educacionais.&nbsp;</span></p> 2022-11-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Ciranda https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/5938 VISITA TÉCNICO-CIENTÍFICA NO INSTITUTO UNIVERSITÁRIO SOPHIA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O AMOR AO MUNDO 2022-11-16T01:13:05+00:00 Franceila Auer auerfranceila@gmail.com Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro larissafma@gmail.com Vania Carvalho de Araújo vcaraujoufes@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo tem como objetivo discorrer sobre uma visita técnico-científica realizada no Instituto Universitário Sophia, em Figline e Incisa-Valdarno, na região da Toscana - Itália, em articulação com o pensamento de Hannah Arendt e a experiência de Chiara Lubich. Para tanto, adota um relato de experiência escrito sob formato de ensaio e mobiliza o conceito de amor em ambas as autoras. Os resultados indicam que a proposta educacional idealizada por Chiara Lubich ultrapassa a preocupação com apenas a formação acadêmica dos estudantes, pois alcançam uma experiência de mundo comum e de responsabilidade pela comunidade, cujos conhecimentos produzidos e projetos de estudo extrapolam o cenário universitário e associam-se às demandas locais. Experiências essas que parecem alinhar-se às reflexões arendtianas sobre o </span><em><span style="font-weight: 400;">amor mundi </span></em><span style="font-weight: 400;">enquanto um artifício humano de se conectar ao outro na ação, no discurso e nas inter-relações tecidas</span> <span style="font-weight: 400;">na vida social bem como no compromisso pelo próximo com vistas a construção de uma sociedade mais humanizada.</span></p> 2022-11-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Ciranda https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/5939 UMA BREVE SÍNTESE SOBRE TRANSFORMADAS DE FOURIER E SUAS APLICAÇÕES PARA SOLUÇÕES DE PROBLEMAS COMPLEXOS 2022-11-16T01:24:09+00:00 Uedson Gaiek Mendes Souza uedsonmoc@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">A tecnologia faz parte do nosso cotidiano, está presente na comunicação, lazer, trabalho, agendamento de consultas, compras e diversas outras atividades. O desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas de modo geral conta com estudos muitas vezes de sistemas complexos. Esse trabalho tem como objetivo trazer uma breve síntese sobre as Transformadas de Fourier, assim podemos ter uma ideia da alta complexidade de ferramentas tecnológicas e/ou aplicativos que utilizamos de maneira tão automática no nosso cotidiano.</span></p> 2022-11-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Ciranda