O DESAFIO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REALIDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MONTES CLAROS – MG

Autores

  • Brenda Maria dos Santos
  • Gustavo Henrique Cepolini Ferreira

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Educação Básica Tecnologias Educacionais, Metodologias

Resumo

A Educação vem passando por uma série de transformações, que
envolvem tanto os avanços provenientes da globalização como aqueles
inerentes às estratégias didáticas, presentes nas escolas, principalmente
no Ensino de Geografia. Assim, este ensaio foi estruturado a partir das
vivências nos estágios supervisionados, da atuação no PIBID, bem como
de uma breve revisão bibliográfica sobre a formação de professores e o
uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) nas aulas
de Geografia. Como recorte espacial, utilizou-se algumas escolas
públicas estaduais, localizadas na área urbana de Montes Claros-MG,
para observação das práticas tecnológicas em sala de aula. Nesse
contexto, as pesquisas de Libâneo (2009), Cavalcanti (2010) e Bezerra
(2015), fornecem importantes elementos na compreensão do ensinar e
aprender em Geografia, cujas reflexões envolvem os desafios das
políticas públicas educacionais, o papel do professor e o uso das
tecnologias no Ensino de Geografia, para que este seja capaz de
incorporar novas linguagens e romper com o tradicionalismo imposto na
sua trajetória enquanto ciência e disciplina escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-13

Como Citar

Maria dos Santos , B., & Henrique Cepolini Ferreira, G. (2020). O DESAFIO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REALIDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MONTES CLAROS – MG . Revista Ciranda, 3(1), 1–14. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/319

Edição

Seção

Artigos