Secciones
Referencias
Resumen
Servicios
Descargas
HTML
ePub
PDF
Buscar
Fuente


EDITORIAL
Caminhos da História, vol.. 25, núm. 2, 2020
Universidade Estadual de Montes Claros

Editorial

Caminhos da História
Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil
ISSN: 1517-3771
ISSN-e: 2317-0875
Periodicidade: Semestral
vol. 25, núm. 2, 2020


Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-Não Derivada 4.0 Internacional.

Estimada(o)s leitora(e)s,

O ano de 2020 já está marcado por calamidades de múltiplas ordens. A política, no país, apresenta dias de conflito, tensão e irresponsabilidades várias, com cenas de escândalos do governo federal e de seus ministérios. Enquanto isso, a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) prossegue e passa de um milhão de casos no país. Já são milhares de óbitos e infectados(as) mundo afora.

É neste momento complexo de tragédia que o periódico Caminhos da História divulga a publicação de sua segunda edição de 2020. Para não isentar-se deste e de tantos diferentes dilemas atuais que vêm afligindo o Brasil e o mundo – não apenas de ordem médica e epidemiológica, como também impactos e agravamentos das diferenças econômicas e sociais, dos descasos e irresponsabilidades cometidas por indivíduos e grupos, de lesivas práticas políticas de governos em relação às políticas sanitárias, sociais e educacionais –, o volume 25, n.2, apresenta o Dossiê: “Poder, gênero e relações políticas”, organizado pelo Prof. Dr. Felipe Cazetta (Unimontes - MG).

A temática "Poder, gênero e relações políticas" se anuncia desde a capa da Caminhos da História, por meio da qual é possível verificar que a arte, como expressão cultural, contesta afirmativas que asseguram que ela seja apenas e tão somente fruto do “espírito puro", criativo e/ou imaginativo. A obra de Antonio Berni, Manifestación, constitui um exemplo de como a arte pode se tornar manifestação, representação e instrumento ideológico de reprodução e/ou de transformação das formas sociais existentes.

O dossiê aglutina cinco artigos que, conforme ressaltado na apresentação pelo professor Dr. Felipe Cazetta, repercutem as distorções e desproporcionalidades nos arranjos de poder, forçando grupos não-hegemônicos a elaborarem mecanismos e estratégias alternativos de atuação e manifestação não apenas de presença, mas de existência política e física. Com o intuito de manifestar e repercutir esses objetivos, o atual dossiê sublinha temáticas sensíveis com relação a diferentes manifestações das relações políticas.

O periódico Caminhos da História, como de costume, acolhe ainda artigos que dialogam com temáticas condizentes entre a História e outros campos científicos. O primeiro, de autoria da Profa. Dra. Vanessa Lana e intitulado “Da utilidade da ciência”, analisa os debates em torno das formas de transmissão da febre amarela que envolveram a elaboração de um plano de defesa sanitária pelos médicos da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora (SMCJF), no início do século XX. Já o artigo do doutorando Renan Ruiz debate as contribuições do Grupo Um para a formação da produção musical independente e as ações empreendidas pela banda no cenário de transformações da indústria fonográfica brasileira na virada dos anos 1970. Por fim, o artigo do Dr. Rogério Alves discute a construção de Belo Horizonte como a nova capital mineira, refletindo sobre as intencionalidades de fundação da cidade para refletir o moderno, civilizado e urbano, em contraposição à “antiga e atrasada Ouro Preto monarquista”.

Boa leitura!

Ester Liberato Pereira, Rafael Dias de Castro e Comissão Editorial.

Autor notes

1 Editora-Chefe
2 Editor Adjunto

Ligação alternative



Buscar:
Ir a la Página
IR
Modelo de publicação sem fins lucrativos para preservar a natureza acadêmica e aberta da comunicação científica
Visor de artigos científicos gerado a partir de XML JATS4R