“Revolução com espírito empresarial”: a criação do Clube dos 13 e a modernização do futebol na Folha de S. Paulo

Autores

  • Sérgio Settani Giglio Universidade Estadual de Campinas
  • João Manuel Casquinha Malaia Santos Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Copa União, Campeonato Brasileiro, CBF, Clube dos 13, Folha de S. Paulo

Resumo

A partir de uma análise do jornal Folha de S. Paulo buscamos compreender os fatos relacionados à criação do Clube dos 13 em 1987. Essa criação, no entanto, foi permeada de disputas de poder que envolveu a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Clube dos 13. Nessa disputa foram polarizadas visões maniqueístas que colocavam de um lado, a CBF e seu atraso diante do Clube dos 13 e sua visão empresarial. A análise da Folha de S. Paulo também seguia essa linha, em que a mudança do futebol brasileiro teria que ser feita por meio de uma gestão empresarial. Concluímos que os discursos apresentados, tanto pela Folha quanto pelo Clube dos 13, defendiam uma modernização conservadora e contribuiu para a manutenção de monopólios no futebol brasileiro.

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Biografia do Autor

Sérgio Settani Giglio, Universidade Estadual de Campinas

Docente do Departamento de Educação Física e Humanidades e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física da UNICAMP.

João Manuel Casquinha Malaia Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2021-08-13

Como Citar

Settani Giglio, S., & Casquinha Malaia Santos, J. M. . (2021). “Revolução com espírito empresarial”: a criação do Clube dos 13 e a modernização do futebol na Folha de S. Paulo. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 18(2), 45–82. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/4474

Edição

Seção

Dossiê