A iniciação esportiva no esporte paralímpico: o caso do voleibol sentado

Sports initiation in paralympic sport: the case of sitting volleyball

Autores

Palavras-chave:

Pessoa com Deficiência; Jogos Paralímpicos; Atletas; Mulheres no esporte; Educação Física inclusiva.

Resumo

Este estudo tem como objetivo averiguar como ocorreu a inserção de atletas da seleção brasileira feminina de voleibol sentado na prática esportiva paralímpica. Para tanto, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco atletas que participaram dos Jogos Paralímpicos nas edições de 2012, em Londres, e de 2016, no Rio de Janeiro. Evidenciou-se que a inserção das atletas na prática do voleibol sentado foi intermediada por indicações de profissionais da área da saúde e do esporte, com destaque para os treinadores da modalidade, que desempenharam papel proeminente no processo de iniciação destas atletas no esporte paralímpico. A Educação Física escolar despontou nas falas das atletas como potencial facilitador para o processo de iniciação esportiva, sobretudo, às pessoas com deficiência adquirida na vida adulta. Para tanto, foi ressaltada a necessidade de que as experiências com o esporte na fase escolar sejam positivas, estimulando a permanência na prática da(s) modalidade(s) ao longo da vida e contribuindo para o bem-estar físico e psicossocial da pessoa com deficiência. Os resultados do estudo denotaram que as formas de inserção das mulheres no voleibol sentado no Brasil possuem relações com características que marcaram os primórdios da composição da modalidade no país.

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Biografia do Autor

Vitória Crivellaro Sanchotene, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestra em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME) da UFRGS/CNPq, do Observatório do Esporte Paralímpico/UFRGS e do Centro de Memória do Esporte (CEME/UFRGS). ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-9731-5890.

Giandra Anceski Bataglion, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME) da UFRGS/CNPq, do Observatório do Esporte Paralímpico/UFRGS e do Centro de Memória do Esporte (CEME/UFRGS). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8913-9874.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutorado em História (IFCH/UFRGS). Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (Portugal). Professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano – Mestrado e Doutorado da UFRGS. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME) da UFRGS/CNPq. Coordenadora do Observatório do Esporte Paralímpico/UFRGS e do Centro de Memória do Esporte (CEME/UFRGS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8215-0058.

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Publicado

2020-07-20

Como Citar

Crivellaro Sanchotene, V. ., Anceski Bataglion, G. ., & Zarpellon Mazo, J. . (2020). A iniciação esportiva no esporte paralímpico: o caso do voleibol sentado: Sports initiation in paralympic sport: the case of sitting volleyball. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 17(2). Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/3049

Edição

Seção

Dossiê