A Organização do Quadro Social como instrumento da Educação Cooperativista

Autores

Palavras-chave:

cooperativas agrárias, capacitação, comitê educativo

Resumo

A Organização do Quadro Social (OQS) emerge como prática educativa reconhecida pelos interlocutores das cooperativas e por órgãos representativos do cooperativismo por ser primordial no desenvolvimento de trabalho educativo de capacitação e para o avanço da participação dos membros associados nas instâncias de decisão. Neste intento, o objetivo deste artigo é analisar as potencialidades da Organização do Quadro Social como instrumento da educação cooperativista. A pesquisa é de caráter quali-quantitativa. Obteve-se a participação de 51cooperativas agrárias do Estado de Minas Gerais que responderam ao questionário. Entre os resultados, postula-se que as cooperativas agrárias contam com o instrumento de Organização do Quadro Social para viabilizar a educação cooperativista, no entanto nem todas utilizam deste recurso para informar, comunicar e capacitar os associados e seus públicos de interesse.

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Biografia do Autor

Diego Neves de Sousa, Embrapa Pesca e Aquicultura

Doutor em Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Analista da Embrapa Pesca e Aquicultura, Palmas, Brasil. E-mail: diego.sousa@embrapa.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3124-5150.

Palloma Rosa Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Doutoranda em Economia Doméstica (UFV), Viçosa, Brasil. E-mail: pallomarf@yahoo.com.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-7523-4731.

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Publicado

2021-02-17

Como Citar

Neves de Sousa, D. ., & Rosa Ferreira, P. . (2021). A Organização do Quadro Social como instrumento da Educação Cooperativista. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 18(1). Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/3841

Edição

Seção

Artigos