Secciones
Referencias
Resumen
Servicios
Descargas
HTML
ePub
PDF
Buscar
Fuente


Editorial
Argumentos - Revista do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes, vol.. 14, núm. 1, 2017
Universidade Estadual de Montes Claros

Editorial

Argumentos - Revista do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes
Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil
ISSN: 1806-5627
ISSN-e: 2527-2551
Periodicidade: Semestral
vol. 14, núm. 1, 2017

Esta obra está licenciada com Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-Não Derivada 4.0 Internacional.

Apresentação

Prezadas/os leitoras/es,

Ao saudarmos nossas leitoras e leitores, apresentamos o mais recente volume da Argumentos, destacando uma série de transformações pelas quais a revista vem atravessando ao longo desse ano, com o objetivo de atender o conjunto de procedimentos utilizados pela Qualis Capes na avaliação de periódicos científicos afiliados às Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

Em 2017, a revista Argumentos passa a fazer parte do portal de periódicos da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Como a própria página do portal ressalta, a meta principal do portal é elevar o nível de avaliação das produções da Universidade, sobretudo em quesitos como ?quantidade de artigos?, ?titulação de autores?, ?artigos em idiomas estrangeiros? e a ?publicação com autores de outras instituições?, dentre outros critérios. Dessa forma, a principal revista do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes, dentro do seu processo de reformulação, passa a integrar, juntamente com outros 17 periódicos científicos da Instituição, esse portal, cujas publicações são feitas dentro do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), um software desenvolvido para a construção e gestão das publicações periódicas eletrônicas. Buscando essa maior visibilidade aos nossos artigos científicos e de seus respectivos autores, a revista Argumentos passou também a contar com um Internacional Standard Serial Number (ISSN) digital, além do Identificador de Objeto Digital (DOI), que facilita a busca e a autenticidade de nossos artigos disponibilizados no formato online.

Outro ponto adotado pela revista foi a reformulação de sua Equipe Editorial, com destaque para o Comitê Cientifico. Aqui, a revista conta com um time de pesquisadores doutores especialistas nos mais diversos campos das Ciências Sociais e áreas afins. Nosso objetivo foi, primeiramente, contar com pesquisadores de Universidades Estaduais e Federais das cinco regiões brasileiras, além de pesquisadores estrangeiros que possam contribuir com novos olhares para pensarmos as Ciências Sociais no Brasil. Assim, compõem o time pesquisadores provenientes de universidades na América Latina, Oriente Médio, África e Europa. Buscamos, também, o cuidado em mesclar pesquisadores já consolidados em suas carreiras com pesquisadores em ascensão para que a revista possa ser nutrida por distintas trajetórias acadêmicas. Para nós, o objetivo dessa cartografia intelectual é claro: primar pela diversidade geracional, institucional e de correntes de pesquisa.

Por fim, mas não menos importante, gostaríamos de destacar o formato que a revista ganhou em 2017. Com o objetivo de contemplar não apenas as três disciplinas-tronco das Ciências Sociais (Antropologia, Ciências Políticas e Sociologia) e, por conseguinte, o Departamento ao qual a revista pertence, buscamos também apreciar a importante contribuição que o Departamento de Ciências Sociais e seu corpo docente e discente tem dado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da própria Unimontes, um programa com cursos de mestrado e doutorado que contempla a interdisciplinaridade. Dessa forma, a revista tem o cuidado de dedicar um importante espaço aos estudos que contemplam essa linha de pesquisa.

Diante desse quadro, neste fascículo, trazemos a público 17 artigos originais divididos em duas seções: a primeira parte das Ciências Sociais, a qual conta com artigos de Antropologia, Ciências Políticas e Sociologia. A segunda parte, Interdisciplinar, conta com artigos oriundos da Economia, Pedagogia, Relações Internacionais, entre outros. Como dito anteriormente, primamos pela diversidade institucional. Assim, são produções de autorias de diferentes procedências do Brasil e de fora.

Sem mais delongas, desejamos a toda(o)s uma ótima leitura!

Gustavo Dias

Giancarlo Machado



Buscar:
Ir a la Página
IR
Modelo de publicação sem fins lucrativos para preservar a natureza acadêmica e aberta da comunicação científica
Visor de artigos científicos gerado a partir de XML JATS4R