Secciones
Referencias
Resumen
Servicios
Descargas
HTML
ePub
PDF
Buscar
Fuente


Editorial
Argumentos - Revista do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes, vol.. 14, núm. 2, 2017
Universidade Estadual de Montes Claros

Editorial

Argumentos - Revista do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes
Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil
ISSN: 1806-5627
ISSN-e: 2527-2551
Periodicidade: Semestral
vol. 14, núm. 2, 2017

Editorial

É com muita satisfação que publicamos o segundo número do volume 14 da Argumentos, Revista do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes-MG). A presente edição oferta aos leitores uma multiplicidade de artigos produzidos por autores vinculados a instituições de ensino, pesquisa e extensão tanto nacionais quanto internacionais. As filiações institucionais são, portanto, bem variadas: PUC-SP, UEPG, UFBA, UFG, UFRGS, UFRJ, UFRRJ, UFS, UFSCar, UNESP, USP, além daquelas que remetem a Portugal e Moçambique. Ressalta-se, ainda, a participação de pesquisadores que se encontram em distintos estágios de formação, desde mestrandos, mestres e doutorandos até professores doutores de notável competência acadêmica.

Os artigos aqui publicados enfrentam temas e problemáticas caras às Ciências Sociais, tais como: conflitos socioambientais; resistências de populações quilombolas; relações de poder-saber sobre gênero e sexualidade; considerações sobre Estado, poder e alteridade; divergências entre política e religião; análise de relações internacionais; perspectivas sobre o indivíduo e tipo-ideal; considerações sobre o ensino superior; reflexões sobre a correlação entre pobreza, juventude e violência; críticas ao discurso hegemônico do Ocidente; direito à cidade, dentre tantos outros. Os textos reverberam o diálogo entre pressupostos teóricos e metodológicos que permeiam áreas como Antropologia, Política e Sociologia. Ademais, a fim de prezar pela interdisciplinaridade, a revista Argumentos mantém nesta edição a sua proposta editorial de acolher produções científicas de áreas afins às Ciências Sociais, como Ciência da Religião, Educação, Filosofia e História.

A revista Argumentos tem sido possível graças ao apoio institucional do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes-MG e a generosa colaboração do Portal de Periódicos desta mesma instituição, mais precisamente através da pessoa de Maurício Ribeiro, a quem agradecemos publicamente pelo suporte técnico eficaz que tem dado à comissão editorial.

Esperamos que os leitores apreciem mais uma edição e que continuem acompanhando semestralmente as nossas futuras publicações. E desde já adiantamos que muitas novidades estão previstas para os próximos números. Desejamos a todos um ótimo 2018! Boa leitura!



Buscar:
Ir a la Página
IR
Modelo de publicação sem fins lucrativos para preservar a natureza acadêmica e aberta da comunicação científica
Visor de artigos científicos gerado a partir de XML JATS4R