ASPECTOS MULTISSENSORIAIS NO FADO: CONFLUÊNCIAS ENTRE CORPO, VOZ, AFETOS E PERFORMANCE

Autores

  • Thays Caroline Barroca Ribeiro Morettini Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello Universidade Estadual de Londrina – UEL

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir os aspectos multissensoriais na performance da apresentação de Fado performatizada pela fadista Filipa Tavares (1984). Trata-se de uma experiência multissensorial, vivenciada no ano de 2013, a qual ocorreu no Restaurante “São Miguel D’Alfama”, localizado na Alfama, o tradicional bairro dos fados e fadistas da cidade de Lisboa. As questões que norteiam o presente estudo referem-se à confluência entre o corpo, a voz, os afetos e a performance. Estes são elementos fundamentais para que o receptor possa apreender os aspectos multissensoriais emergentes do universo musical fadista. Nesse sentido, a canção é compreendida enquanto um misto de sensações, de silêncios, de esperas, de emoções e de afetos que, uma vez compatibilizada com o corpo, a voz e a performance da fadista, viabilizam o que Ruth Finnegan (2008) denominou de “ativação corporificada da voz”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERNSTEIN, Charles (org) Close Listening: poetry and the performed word. Edited by Charles Bernstein. New York: Oxford University Press, 1998.

FERNANDES, F. O Atributo da Voz: Poesia Oral, Estudos Literários, Estudos Culturais e Abordagem Cartográfica. Revista da Anpoll. Vol.1, n.33, 2012. In: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/633/644. Acesso em 14/08/2017

FINNEGAN, Ruth. O que vem primeiro: o texto, a música ou a performance? In: TRAVASSOS, Elizabeth; MATOS, Cláudia Neiva; MEDEIROS, Fernanda Texeira de. Palavra Cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.

LOPES, Samuel. Fado Portugal: 200 anos de fado. Lisboa: Seven Muses Musicbooks, 2011.

VALVERDE, Paulo. “O Fado é o Coração: o corpo, as emoções e a performance no Fado.” In: Etnográfica, Vol. III, 1999, p. 5-20.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. São Paulo: CosacNaify Portátil, 2014. 128 p.

______. Escritura e nomadismo. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Sonia Queiroz. São Paulo: Ateliê, 2005.

Downloads

Publicado

2021-01-18

Edição

Seção

Dossiê Literatura e Afeto