A assistência em saúde à pessoa com HIV/AIDS na experiência de residência em saúde: demandas e desafios para o Serviço Social

Olívia Veloso Lopes, Marina Monteiro de Castro Castro

Resumo

Este trabalho tem por objetivo a reflexão do processo saúde-doença de pessoas que vivem com HIV/AIDS a partir dos programas de residência multiprofissional, vinculados à Universidade de Juiz de Fora. Além de considerações teóricas acerca da epidemia do HIV na sociedade brasileira, apresentamos problematizações sobre o trabalho junto aos usuários do SUS que realizam tratamento de HIV/AIDS. Dá-se ênfase à dimensão cuidadora e às necessidades em saúde, procurando sistematizar as respostas profissionais dos assistentes sociais, que envolvem a análise das expressões da questão social que perpassam o processo saúde/doença e a defesa de direitos.

Palavras-chave

Serviço Social; HIV/AIDS; Necessidades em saúde.

Texto completo:

Visualizar PDF

Referências

BARRA, S.A. R. O acolhimento no processo de trabalho em saúde. Serviço Social em Revista. Londrina, v. 13, n.2, p. 119-142, jan./jun. 2011.

BRAVO, M, I, S; MATOS, M, C. Reforma Sanitária e projeto ético-político do Serviço Social: elementos para o debate. BRAVO, M, I, S. et al. (Orgs.). Saúde e Serviço Social. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: UERJ, 2006, p.167-217.

BRASIL. Cadernos de atenção básica ministério da saúde HIV/Aids, hepatites e outras e outras DST.2006.

disponível. acesso em 01 maio de 2017.

_______. DST/AIDS: Aprenda sobre HIV e aids. Disponível em: http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMIS5F787FCPTBRIE.htm. acesso em: 05 de maio de 2014.

________. O Manejo da Infecção pelo HIV na Atenção Básica. 2016. Disponível em:. acesso em 01de maio 2017.

CASTRO, M. M. C. Políticas sociais e famílias. Revista Libertas. v.8, n.2, p.111 – 128, jul-dez / 2008.

_______. Serviço Social e Cuidado em Saúde: uma articulação necessária. Revista Libertas. FSS/UFJF, Juiz de Fora, v.2, nº 1, p. 128-148, 2007.

CFESS. Parâmetros para atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. Brasília/DF, 2010.

COSTA, M. D. H. O trabalho nos serviços de saúde e a inserção dos (as) assistentes sociais. Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, n 62, p. 35-71, 2000.

GUEDES, Heloísa. H.S. O desafio da prevenção em HIV/AIDS: um estudo acerca das práticas de saúde desenvolvidas nos serviços de referência em Juiz de Fora/MG. Dissertação de Mestrado. PPGSS/UFJF. 2010.

IAMAMOTO, M. V. As dimensões ético - políticas e teórico – metodológicas no Serviço Social contemporâneo. MOTA, A et al (orgs). Serviço Social e Saúde – Formação e Trabalho Profissional. São Paulo: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, 2006, p. 161 - 166.

NOGUEIRA, V. M. R; MIOTO, R. C. T. Desafios Atuais do Sistema Ùnico de Saúde-SUS e as exigências para os Assistentes Sociais in Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional. MOTA, A. E. et al (orgs). Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional. São Paulo: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, 2006, p. 218-24.

OLIVEIRA, R.E. HIV/AIDS: a representação social da doença e as estratégias de seguir a vida”. Universidade Federal de Juiz de Fora. Trabalho de Conclusão de Curso. Especialização em Ações Institucionais e Saúde Coletiva.Juiz de Fora, UFJF, 2010.

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA. Disponível em http://www.pjf.mg.gov.br/saude/aids_dst/. Acesso em 15 de maio de 2014.

______. Secretaria Municipal de Saúde. Programa DST AIDS. Mulher e a AIDS em Juiz de Fora – 2010. Disponível em: https://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/ss/aids_dst/mulher.php. acesso em 30 de agosto de 2017.

RIBEIRO, D. Número de diagnósticos de HIV aumenta nos últimos três anos em JF. Diário Regional. Juiz de Fora, 20 de abril de 2016.

disponível em: http://www.diarioregionaljf.com.br/cidade/2494-numero-de-diagnosticos-de-hiv-aumenta-nos-ultimos-tres-anos-em-jf. acesso em 30 de agosto de 2017.

ROCHA, A. G. V. A AIDS como expressão da questão social: a pratica pedagógica do assistente social nos programas de prevenção DST/AIDS. JOINPP, São Luís-MA, 2005.

SARMENTO, H.B.M. Serviço Social, das tradicionais formas de regulação sócio política ao redimensionamento de suas funções sociais. ABEPSS. Capacitação em Serviço Social e Política Social. O trabalho do assistente social e as políticas sociais. Brasília. CEAD, 1999. Módulo 4.

SILVA, G. A. Da aparência à essência: o cuidado no cotidiano do portador HIV. Editora UFJF, 2004.

SILVA, G. A; TAKAHASHI, R. F. A busca pela assistência à saúde: reduzindo a vulnerabilidade ao adoecimento entre os portadores do HIV. Revista APS. v. 11, n. 1, p. 29-41, jan./mar. 2008.

VASCONCELOS, A. M. A prática do Serviço Social: cotidiano, formação e alternativas na área da saúde. São Paulo: Cortez, 2002.

Facebook

Visualizações do PDF:

105 views


Visualizações do Resumo:

189 views

Apontamentos

  • Não há apontamentos.