Serviço social e movimentos sociais

Taciane Couto Gonçalves, Verônica Medeiros Alagoano

Resumo

O presente artigo busca apresentar algumas reflexões acerca do processo social e histórico que possibilitou a aproximação do Serviço Social com os movimentos sociais, bem como indicar o estado da arte que tematiza acerca desta questão. Acreditamos que a produção acadêmica atual nos oferece importantes pistas para compreendermos como esta dimensão de nosso exercício profissional está ocorrendo, quais as lacunas e possibilidades de avanço no que concerne esta temática. Tal interlocução cumpriu um importante papel para a construção e avanço da perspectiva crítica na categoria profissional, contudo, acreditamos que há ainda uma lacuna no debate e na intervenção profissional em decorrência do crescente distanciamento entre os sujeitos em questão. Tal fato torna-se mais notável quando se constata que o debate sobre a intervenção junto aos movimentos sociais, bem como sobre as estratégias de mobilização e organização da classe trabalhadora são as áreas de menor investigação teórica e empírica da profissão.

Palavras-chave

Serviço Social; Movimentos Sociais; Estado da arte.

Texto completo:

Visualizar PDF

Referências

AMMANN, Safira Bezerra. Ideologia do Desenvolvimento de Comunidade no Brasil. 11 ed. São Paulo. Cortez, 2009.

ANTUNES, Ricardo. As lutas sociais e o socialismo na América Latina no século XXI. In. GALVÃO, Andréia; AMORIM, Elaine;

SOUZA, Júlia Gomes e; GALASTRI, Leandro. (Orgs.). Capitalismo: crises e resistências. 1 ed. São Paulo. Outras Expressões, 2012.

CFESS. Código de Ética do/a Assistente Social. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf. Acesso em 16/10/2014.

CFESS. Lei 8662/1993. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf. Acesso em 16/10/2014.

DURIGUETTO, Maria Lúcia. Movimentos Sociais e Serviço Social no Brasil pós-anos 1990: desafios e perspectivas. IN: ABRAMIDES, Maria Beatriz; DURIGUETTO, Maria Lúcia (Orgs.). Movimentos Sociais e Serviço Social: uma relação necessária. São Paulo, Cortez, 2014.

GALVÃO, Andréia. Ideologia e política nos movimentos sociais da América Latina. Disponível em: < http://www.aacademica.com/000-062/1628.pdf > Acesso em 20/09/2015.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n47/v16n47a05.pdf. Acesso em 15/07/2015.

IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 5 ed. São Paulo. Cortez, 2001.

______; CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. Esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 25 Ed. São Paulo: Cortez; [Lima, Peru]: CELATS, 2008.

______. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 6 Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

______. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: Ensaios críticos. 12 Ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MARQUES, Morena Gomes. A relação do Serviço Social com os Movimentos Sociais na contemporaneidade. ENPESS, 12, Anais 2010, Rio de Janeiro, ABEPSS. [CD-ROM].

MONTAÑO, Carlos; DURIGUETTO, Maria Lúcia. Estado, classe e movimento social. 3 Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social. Uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 13 Ed. São Paulo: Cortez, 2009.

OLIVEIRA, Priscila de Souza. A interlocução do Serviço Social com os movimentos sociais no Brasil: uma análise a partir da produção teórica com enfoque no trabalho profissional. 2010. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Franca, 2010.

SANTOS, Cláudia Mônica dos. “As dimensões da prática profissional do Serviço Socila”. In: Libertas. V.2, n. 2 jul/dez/2002 – v.3, n.1 e n.2 jan/dez/2003. Juiz de Fora. UFJF, 2003.

Facebook

Visualizações do PDF:

350 views


Visualizações do Resumo:

882 views

Apontamentos

  • Não há apontamentos.