A prática pedagógica do professor de língua inglesa na educação básica: um estudo das dificuldades enfrentadas

Mônica Maria Teixeira Amorim, Stefani Moreira Aquino Toledo, Rayane Lorena Aquino Rodrigues

Resumo

No presente estudo tencionamos examinar os problemas vividos pelos professores de língua inglesa no desenvolvimento da ação docente na educação básica. Para cumprir tal propósito realizamos uma revisão de literatura sobre o tema. O levantamento, a leitura e análise da literatura produzida sobre as dificuldades de professores permitiu situar com maior rigor teórico os problemas que acometem o professor de língua inglesa no cotidiano das escolas de educação básica destacando-se como principais dificuldades desses professores: a gestão dos diferentes níveis e ritmos de aprendizagem dos alunos, a adoção de uma abordagem comunicativa de ensino, a integração das quatro habilidades, o uso do livro didático e das novas tecnologias no ensino da língua, o grande número de alunos em sala, a carga horária reduzida e a desvalorização do inglês no currículo. Constatamos que esses docentes também se debatem com dificuldades como a indisciplina, a motivação dos alunos, a avaliação da aprendizagem e a relação com os colegas. Os dados levantados reforçam a importância dos currículos dos programas de formação inicial e continuada de professores contemplarem a discussão sobre a complexidade da docência e as dificuldades que permeiam o exercício do magistério. O exame crítico dos problemas que, em geral, fazem parte do trabalho pedagógico dos docentes pode auxiliar os licenciandos e licenciados no enfrentamento de problemas vividos e contribuir com o desenvolvimento de práticas mais significativas de ensino-aprendizagem da língua.

Palavras-chave

Docência; Língua Inglesa; Educação Básica; Dificudades.

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Referências

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