Filosofia e ciência: conhecimento e formação de espíritos científicos na contemporaneidade brasileira

João Roberto de Oliveira

Resumo

Resumo

A história do ensino superior no Brasil reclama por análises críticas e reflexivas sobre conhecimento e formação de espíritos científicos na contemporaneidade, levando-se em conta que as crises econômicas e políticas que afetam o país atingem as suas Universidades e, consequentemente, todo o empreendimento de pesquisas projetadas por centenas de cientistas. Não bastasse a ausência de um contundente incentivo aos pesquisadores, ainda, por interesses espúrios e meramente políticos de uma classe social dominante, a educação é sistematizada para o fracasso. Apesar disso, o que é visto são resistências e perspectivas de sobrevivência do Ensino Superior como meio de impedimento da falência definitiva da Nação Brasileira. Para tal é que se elabora a necessária reflexão sobre Filosofia e Ciência.

 

Palavras-chave: Filosofia e Ciência; Ensino Superior; Conhecimento; Espíritos Científicos.

 

Abstract

 The history of higher education in Brazil calls for critical and reflexive analyzes of knowledge and formation of contemporary scientific minds, taking into account that the economic and political crises that affect the country affect its universities and, consequently, the whole Research projects designed by hundreds of scientists. It is not enough that there is no strong incentive for researchers, even for the spurious and merely political interests of a dominant social class, education is systematized for failure. Despite this, what is seen are resistances and prospects for survival of Higher Education as a means of preventing the definitive bankruptcy of the Brazilian Nation. For that, the necessary reflection on Philosophy and Science is elaborated.

 

Keyword: Philosophy and Science; Higher Education; Knowledge; Scientific Spirits.

Palavras-chave

Filosofia e Ciência; Ensino Superior; Conhecimento; Espíritos Científicos.

Texto completo:

Visualizar PDF
Facebook

Visualizações do PDF:

37 views


Visualizações do Resumo:

47 views

Apontamentos

  • Não há apontamentos.