Edições anteriores

  • SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE: TRABALHO PROFISSIONAL, PAUTAS E COMPROMISSOS NECESSÁRIOS
    v. 8 n. 1 (2024)

    A Revista Serviço Social em Perspectiva apresenta o primeiro número do Volume 8 (Jan. / jun. - 2024), que tem como temática "Serviço Social na contemporaneidade: trabalho profissional, pautas e compromissos necessários". Na elaboração e organização deste número partimos da concepção de que a “reprodução das relações sociais na sociedade capitalista na teoria social crítica, é entendida como reprodução desta sociedade em seu movimento e em suas contradições” (Iamamoto, 2009). Mediante as adversidades impostas e tensões provocadas nesta cena, encontram-se as resistências e o inconformismo da classe trabalhadora, expressados pelos movimentos sociais, sindicatos e categorias profissionais. O que é determinante nas organizações coletivas é a compreensão das lutas que nos une: a luta de classe na contradição entre capital e trabalho e a luta constante pela ruptura com um sistema excludente, violento e opressor, o que nos conduz é a luta anticapitalista, antirracista, anticapacitista, antilgbtqiapn+fóbica e feminista. 

  • "ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL - 30 ANOS DO CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL E A IMPORTÂNCIA DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS NA LUTA CONTRA A BARBÁRIE"
    v. 7 n. 2 (2023)

    A Revista Serviço Social em Perspectiva, periódico do Curso de Serviço Social da Unimontes, torna público o segundo número do Volume 7 (Jul. / dez. - 2023), que tem como temática "Ética e Serviço Social: 30 anos do código de ética profissional e a importância dos princípios fundamentais na luta contra a barbárie"

  • SERVIÇO SOCIAL, TECNOLOGIAS, MÍDIAS E REDE SOCIAIS: DESAFIOS DOS TEMPOS DA (DES)INFORMAÇÃO
    v. 7 n. 1 (2023)

    Este número se dedica ao estudo e debate acerca do papel das mídias e da comunicação na sociedade capitalista. Serviço Social, tecnologias e comunicação. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na realidade social brasileira e global.  A função das mídias na realidade sócio-política contemporânea. O papel das redes sociais na defesa - e ataque - à democracia e o advento das fake News como sistema de comunicação de massa. O Brasil da Democracia de público e democracia da mídia. A democratização digital e o papel das redes digitais na democracia contemporânea. Disputas ideológicas numa “sociedade cibernética”. As tecnologias e as metamorfoses do mundo do trabalho. As TIC’s e o trabalho da/o Assistente Social.

  • MOVIMENTOS SOCIAIS, DIREITOS E DEMOCRACIA
    v. 6 n. 2 (2022)

    As abordagens e reflexões construídas e apresentadas neste número, que propôs o tema "Movimentos Sociais, Direitos e Democracia", compõem uma seleção de artigos e temas relevantes, os quais possuem o objetivo de contribuir com a análise da realidade socioeconômica e política da atual conjuntura. Ao mesmo tempo, que aponta na direção da necessidade de permanecermos na resistência coletiva, construirmos mediações necessárias neste cenário e estabelecermos novas relações sociais. Relações justas, plurais, de acesso aos direitos sociais, de respeito aos direitos humanos e à democracia.

  • ESTADO, (DES)PROTEÇÃO SOCIAL E POBREZA
    v. 6 n. 01 (2022)

    Nessa edição propomos a temática "ESTADO, (DES)PROTEÇÃO SOCIAL E POBREZA”, onde teremos como linhas gerais para reflexões a discussão sobre: “Questão Social”, desigualdades, fome, renda básica e o Estado e políticas sociais em tempos de crises (econômica, política, sanitária e democrática)'''

  • ANAIS DO III ENCONTRO NORTE MINEIRO DE SERVIÇO SOCIAL - ENMSS
    v. 6 n. Especial (2022)

    Anais do III Encontro Norte Mineiro de Serviço Social - III ENMSS.

    Textos apresentados nas Comunicações Orais e nas Mesas Coordenadas Temáticas aprovadas para o encontro que ocorreu entre os dias 28 a 30 de abril de 2022, na Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, MONTES CLAROS, MG.

     

  • EDUCAÇÃO, TRABALHO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: TRANSFORMAÇÕES, LUTAS E RESISTÊNCIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
    v. 5 n. 02 (2021)

    O segundo número do volume 5 da Serviço Social em Perspectiva, apresenta trabalhos interdisciplinares que versam sobre a política de educação, o trabalho profissional e a formação em serviço social no contexto da pandemia COVID-19. Os textos elaborados por profissionais, pesquisadoras/es e discentes de diferentes áreas do conhecimento abre diálogos e reflexões críticas sobre a temática proposta.  

  • CRISE SANITÁRIA E A INTENSIFICAÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL: SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICAS SOCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
    v. 5 n. 1 (2021)

    A propagação da pandemia, em um período de políticas de corte e baixo investimento em saúde e educação (com ênfase para a pesquisa), acirrou tais disparidades e tornou explícita a crise sanitária brasileira. A discussão proposta para o presente volume requer uma análise do que de fato determina e atravessa o pano de fundo da pandemia. Apresentamos nesta edição artigos e relatos de experiência que versem sobre a pandemia COVID-19 e os seus efeitos sociais, políticos, educacionais, culturais e ambientais. 

  • "SOU ASSISTENTE SOCIAL E SUPERVISIONO ESTÁGIO!": SERVIÇO SOCIAL E A SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM FOCO
    v. 4 n. 2 (2020)

    Diante das evidências desta realidade a Revista Serviço Social em Perspectiva – Montes Claros/MG, em seu segundo número do volume 4, propôs a abordagem do tema: “Sou assistente social e supervisiono estágio! Serviço social e a supervisão de estágio em foco”, deste modo, dá continuidade às produções publicadas no primeiro número deste volume. Assim, prestando nossa homenagem à Política Nacional de Estágio (PNE), concluímos o objetivo de dedicar um volume completo ao debate estágio em Serviço Social. Para o título deste número, nos inspiramos na campanha promovida pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS no ano de 2017: “Sou assistente social e supervisiono estágio: a supervisão qualifica a formação e o trabalho”, trazendo à baila reflexões que se centram no supervisão do estágio sob as mais diversas perspectivas.

  • ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL: A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO QUALIFICADA
    v. 4 n. 1 (2020)

    Em 2020, registramos uma década de divulgação da Política Nacional de Estágio (PNE) da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, um marco importante para pensarmos a formação profissional e a qualidade e importância do Estágio Supervisionado para o Serviço Social brasileiro. A Política Nacional de Estágio - PNE - é fruto de um trabalho amplo e coletivo, além disso, vem sendo debatida e problematizada em diferentes espaços e eventos, ou seja, é um tema fundamental para o entendimento da formação e do trabalho no âmbito do Serviço Social. Sendo assim, para celebrar os dez anos de política nacional de estágio a Revista Serviço Social em Perspectiva (ISSN 2527-1849) apresenta o primeiro número do seu Volume 4, que traz como tema “Estágio supervisionado em Serviço Social: a importância do estágio para uma formação qualificada”.

  • ANAIS DO II ENCONTRO NORTE MINEIRO DE SERVIÇO SOCIAL - ENMSS
    v. 4 n. Especial (2020)

    Anais do II Encontro Norte Mineiro de Serviço Social - II ENMSS.

    Textos apresentados nas Comunicações Orais e nas Mesas Coordenadas Temáticas aprovadas para o encontro que ocorreu entre os dias 12 a 14 de março de 2020, na Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, MONTES CLAROS, MG.

  • SERVIÇO SOCIAL E AS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS: REFLEXÕES CRÍTICAS
    v. 3 n. 2 (2019)

    A Revista Serviço Social em Perspectiva (ISSN 2527-1849) torna público mais uma edição do seu periódico, o Volume 3, Número 02, que tem como tema “Serviço Social e as Políticas Sociais brasileiras: reflexões críticas” A publicação é resultado de trabalho persistente de um corpo de docentes do curso de Serviço Social da Universidade Pública Estadual de Montes Claros/MG e de diversos pesquisadoras/es, docentes, discentes, profissionais, de diferentes lugares deste país, que em tempos de regressão de direitos, desvalorização da educação, da pesquisa, ciência e tecnologia, ainda resiste. Pois, compreende que este é um dos espaços fundamentais que é capaz de acender o debate de ideias, de experiências e de pesquisas, e que ao publicizar os resultados, perspectivas teóricas e análises, contribuem para a formação permanente de inúmeras/os pesquisadoras/es.

  • SERVIÇO SOCIAL E CAPITALISMO: RELAÇÕES DE EXPLORAÇÃO, PODER E OPRESSÃO
    v. 3 n. 1 (2019)

    A Revista Serviço Social em Perspectiva, traz a público o número 01 do seu terceiro Volume, tendo como tema central a reflexão sobre “Serviço Social e Capitalismo: relações de exploração, poder e opressão".

    A Equipe Editorial escolhe este tema por entender que se trata de um debate de grande a importância, pois é cada dia mais evidente as complexas e contraditórias inferências do sistema capitalista-patriarcal-racista e heteronormativo vigente em vários âmbitos e relações, tais quais a exploração/opressão de gênero, raça/etnia, geração e sexualidades. Assim considerando, o debate sobre gênero, sobre raça/etnia, sexualidade, preconceitos, discriminação, está pautado, alinhado ao entendimento teórico-metodológico e ético-político sobre as classes sociais e sobre o agravamento das expressões da questão social, sob a égide do capitalismo financeiro mundializado. E a nós não cabe outra possibilidade senão a de lutar por um sociedade, antirracista, antimachista e anticapitalista.

  • EM TEMPOS DE CRISE, NOSSA ESCOLHA É A RESISTÊNCIA: A ATUALIDADE DO PROJETO ÉTICO POLÍTICO
    v. 2 n. 2 (2018)

    A Revista Serviço Social em Perspectiva, completa dois anos de atividade e na ocasião traz a público o número 02 do segundo Volume, tendo como tema central a reflexão de que “Em tempos de crise, nossa escolha é a resistência: a atualidade do Projeto Ético Político crítico do Serviço Social brasileiro".

    A Equipe Editorial escolhe este tema por entender que se trata de um debate central e urgente para o Serviço Social brasileiro. Além disso, compreendemos que a defesa do projeto profissional, construído e consolidado nas últimas décadas, é uma estratégia fundamental na luta por outra ordem societária, uma sociabilidade distinta desta posta pelo capital, que atenda aos interesses da nossa classe, da classe trabalhadora!

  • SERVIÇO SOCIAL, ÉTICA E DIREITOS HUMANOS
    v. 2 n. 1 (2018)

    A Revista Serviço Social em Perspectiva, em seu número 01 do segundo Volume, traz como tema Serviço Social, ética e direitos humanos. Para a equipe Editorial a escolha do tema se assenta em duas linhas centrais: a primeira se dá pelo fato de que no dia 13 de março de 2018,  o Código de Ética dos/das Assistentes Sociais completou 25 anos de existência social e política. Outra linha parte do entendimento que as reflexões da ética estão imbricadas pela necessidade de se analisar, detalhadamente, o avanço das forças conservadoras no e para o Serviço Social, em especial nesses tempos de digressão e perda de direitos e espraiamento de múltiplas violações.

  • ANAIS DO I ENCONTRO NORTE MINEIRO DE SERVIÇO SOCIAL - ENMSS
    v. 2 n. Especial (2018)

    Anais do I Encontro Norte Mineiro de Serviço Social - I ENMSS.

    Textos apresentados nas Comunicações Orais e nas Mesas Coordenadas Temáticas aprovadas para o encontro que ocorreu entre os dias 14 a 16 de março de 2018, na Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, MONTES CLAROS, MG.

  • REGRESSÃO DE DIREITOS E AS LUTAS DE CLASSES NO BRASIL
    v. 1 n. 2 (2017)

    No seu segundo número, a Revista Serviço Social em Perspectiva tem como sessão temática a “Regressão de direitos e as lutas de classes no Brasil”, visando trazer à baila os estudos sobre a conjuntura brasileira. Para tanto, busca refletir sobre a restauração neoliberal, a democracia e as contrarreformas das políticas sociais, cuja expressão atual vem sendo o debate acerca das reformas trabalhistas e previdenciária.

  • O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL: PERSPECTIVAS E DIMENSÕES
    v. 1 n. 1 (2017)

    A primeira edição da Revista SERVIÇO SOCIAL EM PERSPECTIVA aborda em sua sessão temática “O Serviço Social no Brasil: perspectivas e dimensões”. Traz à tona o interesse por estudos voltados ao surgimento e desenvolvimento do Serviço Social no Brasil e os fundamentos e correntes teóricas que influenciaram e influenciam a profissão. Debates que versem sobre a unidade teoria e prática, as dimensões do trabalho profissional, a formação profissional e o estágio supervisionado, são alguns dos temas que requerem elaborações e construção de conhecimento.