Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

  1. Apresentação

A Alteridade é uma publicação discente semestral do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

  1. Política editorial

2.1. Titulação para publicação

graduando e graduado são as titulações mínimas exigidas para os/as autores/as de artigos e resenhas.

A crit´ério do comitê editorial, serão aceitas colaborações enviadas por docentes (quando em coautoria com  graduandos, graduados, pós-graduando e pós-graduados ). Além de trabalhos em português, a revista aceita tambén contribuições em inglês e espanhol.

A revista recebe, apenas, textos de no máximo 3 coautores.

* É indicado que, após publicação, autores devem cumprir um período de até 6 meses sem realizar nova submissão de artigos ou resenhas.

2.2. Tipos de trabalhos publicados

Aceita trabalhos inéditos sob a forma de artigos, ensaios e resenhas de livros em Ciências Sociais considerada em suas três grandes áreas (Antropologia, Ciências Políticas e Sociologia). Excepcionalmente pode publicar, também, artigos de áreas afins que demonstrem diálogo com questões pertinentes ao domínio das Ciências Sociais .

Os trabalhos podem ser propostos em português, espanhol ou inglês, desde que apresentados originalmente à revista.

2.3. Avaliação dos trabalhos

A decisão sobre a publicação cabe à Comissão Editorial, que recusará preliminarmente os trabalhos que não se adequarem ao escopo e às normas da revista. Os que atenderem a tais requisitos serão enviados a pareceristas externos, seguindo o sistema duplo cega, em que as identidades do autor e dos pareceristas são mutuamente omitidas.

Os pareceristas podem indicar:

  1. a) a publicação do trabalho em sua forma atual;
  2. b) a publicação com modificações pontualmente sugeridas;
  3. c) a reapresentação do trabalho para nova avaliação após a realização de modificações substanciais, ou
  4. d) a recusa da publicação.

Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos forem entregues para composição.

2.4. Direitos e responsabilidade autorais

Com o envio de seus trabalhos, os autores cedem integralmente seus direitos autorais à Alteridade. A revista não está obrigada a devolver os originais recebidos. As afirmações e conceitos emitidos nos trabalhos assinados são de responsabilidade dos seus autores.

  1. Envio dos trabalhos

3.1. Pelo sítio da Revista (https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/alteridade/about/submissions). Neste caso, o autor deve seguir as instruções contidas nos “Submissões Online”.

  1. Formatação dos trabalhos

4.1. Dimensões dos textos

Colaborações devem ser digitadas em Word ou programa compatível.

Artigos devem conter entre 3 mil e 7 mil palavras (incluindo título, notas de rodapé e bibliografia).

Resenhas de livros devem ter até 2.500 palavras (incluindo título, referência do livro resenhado, notas de rodapé e bibliografia).

Os artigos devem conter versões do título em português, inglês e espanhol sendo acompanhados de um resumo contendo entre 150 e 200 palavras, em português, inglês e espanhol contendo de forma clara uma síntese de propósitos, dos métodos empregados e das principais conclusões do trabalho, além de cinco palavras-chave em português, inglês e espanhol, separadas por ponto e vírgula.

Os artigos e resenhas devem conter, também, informações sobre a autoria do artigo (tais como, os seguintes metadados: nome completo sem abreviações, titulação acadêmica, filiação institucional, programa de pós-graduação stricto-sensu ao qual se vincula, cargo que ocupa, endereço eletrônico e número de registro ORCID iD).

4.2. Notas de rodapé e citações

As notas deverão ser de natureza substantiva, aparecendo no rodapé, preferencialmente sem ultrapassar 6 linhas e restringindo-se a comentários adicionais ao texto. Citações bibliográficas no próprio texto deverão seguir a forma (Autor, data, página).

4.3. Referências bibliográficas

Ao final do artigo deverão ser listadas as referências bibliográficas, em ordem alfabética, observando-se as regras da ABNT (NBR 6023:2002), exemplificadas nos modelos abaixo:

Livro:

AZEVEDO, Maria Amélia.; GUERRA, Viviane. Nogueira. Mania de bater: a punição corporal doméstica de crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Iglu, 2001. 386 p.

LÉVI-STRAUSS, Claude. As estruturas elementares do parentesco. Petrópolis: Vozes, 1982.

MAGUIRE, Mark; FROIS, Catarine; e ZURAWSKI, Nils. (ed.). (2014). The Anthropology of Security: Perspectives from the Frontline of Policing, Counter-terrorism and Border Control. London: PlutoPress.

Capítulo de livro:

WOLF, Eric. Etnicidade e nacionalidade. In: FELDMAN-BIANCO, Bela; RIBEIRO, Gustavo Lins (Orgs). Antropologia e poder: contribuições de Eric Wolf. Brasília/São Paulo: Ed.UnB/Imprensa Oficial, 2003.

LANZARO, Jorge. Tipos de presidencialismo y modos de gobierno en América Latina. In: _______ (Comp.). Tipos de presidencialismo y coaliciones políticas en América Latina. Buenos Aires: Clacso, 2003.

Artigo em periódico:

VERTOVEC, Steven. Super-diversity and its implications. Surrey: Ethnic and Racial Studies. V.30, n. 6, p.1024–1054, 2007. 

Tese ou dissertação:

DAMO, Arlei. Do dom a profissão: uma etnografia do futebol de espetáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França. Porto Alegre, 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Trabalhos apresentados em eventos:

BAQUERO, Marcelo. A democracia e capital social na América Latina: Brasil para além do debate acadêmico. In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE CIENCIA POLÍTICA, 1, 2002, Salamanca. Política en América Latina: I Congreso Latinoamericano de Ciencia Política. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca, 2002. p. 837-858.

Artigos em jornais:

BURITY, Joanildo A. Confronto de discursos. O Povo, Fortaleza, p. 6-7, 22 mar. 2008.

Texto disponível na internet:

MALINOWSKI, Bronislaw. The primitive economics of the Trobriand islanders. Economic Journal, vol. 31, p. 97-123, 1921. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2223283?seq=1 . Acesso em: 08 jun. 2008.

Ocorrências do mesmo autor:

Obras do mesmo autor referenciadas sucessivamente na mesma página devem ser substituídas, nas referências posteriores à primeira, por um espaço sublinear (equivalente a seis espaços) e ponto. Exemplo:

GARZA, Enrique de la (Coord). Tratado latinoamericano de sociología del trabajo. México: Fondo de Cultura Económica/Universidad Autónoma Metropolitana, 2000.

______. (Comp.). Los sindicatos frente a los procesos de transición política. Buenos Aires: Clacso, 2001.

Obras do mesmo autor publicadas no mesmo ano devem ser diferenciadas com o uso de letras logo após a data, sem espaço. Exemplo:

REIS, Fábio Wanderley. Mercado e utopia: teoria política e sociedade brasileira. São Paulo: Ed.USP, 2000a

______. Política e racionalidade: problemas de teoria e método de uma sociologia ‘crítica’ da política. 2. ed. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 2000b.

4.4. Não serão aceitos artigos ou resenhas fora das normas estipuladas acima.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Declaração de privacidade

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

A. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a  Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0).

B. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

C. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.